Procon fiscaliza medidas de prevenção ao COVID-19 nos bancos

Procon fiscaliza medidas de prevenção ao COVID-19 nos bancos

Webmaster 31/07/2020 - 21:09
O Procon de Descalvado, com apoio de agentes da regional de Ribeirão Preto, realizou nos dias 29 e 30 de julho, ações de fiscalização nas seis agências bancárias do município, com o intuito de verificar a adoção das medidas de prevenção e combate ao COVID-19 determinadas no Decreto Municipal nº 5.145/2020 e nos protocolos da Vigilância Sanitária do Estado de São Paulo.

Além das medidas e prevenção ao novo coronavírus, a fiscalização também atuou no sentido de apurar outras questões já regulamentadas e de combater abusos e a má prestação de serviços, como por exemplo, o tempo máximo de atendimento aos clientes, os protocolos de distanciamento entre eles, a disponibilização e o fácil acesso ao Código de Defesa do Consumidor, e a sinalização interna das agências.

Essa foi a segunda fiscalização em agências bancárias feita no mês de julho em Descalvado. No dia 9, os agentes do Procon já haviam visitado as instituições financeiras, e segundo o coordenador municipal do órgão de proteção ao consumidor, Ademir Colombo, a intensificação na fiscalização dos bancos será mantida pelo menos até o final deste ano.

De acordo com os agentes do Procon, com base na fiscalização foram instaurados processos administrativos para que alguns dos estabelecimentos visitados realizem a adequação às medidas de proteção a funcionários e clientes, sob pena de sanções e multas administrativas em caso de descumprimento.

Além disso, o Procon de Descalvado encaminhará todos os autos de constatação produzidos a partir das ações de fiscalização para o Ministério Público do Estado de São Paulo, como conteúdo probatório auxiliar que poderá servir de base para a instauração de Ação Civil Pública a fim de exigir a adoção de medidas que proporcionem maior proteção dos consumidores que necessitam dos serviços prestados pelas agências durante o período de contenção do COVID-19.

Logo do Facebook Deixe seu comentário