Descalvado prorroga vacinação contra sarampo até 31 de agosto

Descalvado prorroga vacinação contra sarampo até 31 de agosto

Webmaster 29/07/2020 - 21:19
A Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria de Saúde, informa que o município estendeu a campanha de vacinação contra sarampo até o dia 31 de agosto. A vacina tríplice viral está disponível para as pessoas com idade entre 29 e 49 anos que não tomaram uma ou nenhuma das duas doses previstas no calendário nacional de imunização. A vacina que protege contra sarampo, rubéola e caxumba, e pode ser tomada na Sala de Vacinação do Centro de Saúde Dr. Vital Brasil.

A Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo foi prorrogada tendo em vista que o Ministério da Saúde identificou que até meados de julho, apenas 4,2% do público-alvo dessa etapa - que é focada em pessoas de 29 a 49 anos - recebeu a imunização. A campanha começou em 2019, quando surgiu um surto do vírus no país. As duas primeiras etapas ocorreram no ano passado, com o objetivo de vacinar crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade e, depois, jovens de 20 a 29 anos.

Pare receber a dose da vacina, é necessária a apresentação da carteirinha de vacinação. Não devem ser vacinadas mulheres grávidas e pessoas que estão com o sistema imunológico comprometido em função de algum tratamento médico.

O sarampo é uma doença infecciosa grave, causada por um vírus e que pode levar à morte. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa via aérea, ao tossir, espirrar ou falar. Os principais sintomas são febre acompanhada de tosse, irritação nos olhos, nariz entupido e mal-estar intenso.

A Sala de Vacinação do Centro de Saúde está localizada na Rua Bezerra Paes, n.º 221, no centro de Descalvado, e o horário de funcionamento é de segunda a sexta-feira, das 9h as 16h.

Já me vacinei quando criança ou nas fases anteriores da campanha. Preciso ir de novo?

Essa é uma vacina de rotina, que normalmente é aplicada na infância. Atualmente, temos a dose zero, que é injetada entre 6 meses e 1 ano, a dose um, oferecida com 1 ano de vida e, por último, a dose dois, com 1 ano e 3 meses. Na atual etapa, indivíduos de 29 a 49 anos que não tenham recebido alguma dessas vacinas devem ir ao Centro de Saúde com a caderneta para serem protegidos com as que estão em falta, seja uma ou duas – a dose zero não entra na conta.

Para quem tomou as três doses até completar 1 ano e 3 meses, não há a necessidade de se vacinar novamente.

Logo do Facebook Deixe seu comentário