Vigilância Epidemiológica está em novo endereço

Vigilância Epidemiológica está em novo endereço

Webmaster 17/07/2020 - 15:57
A emoção tomou conta do pequeno número de pessoas presentes na inauguração da nova Unidade da Secretaria de Saúde de Descalvado, da qual passou a abrigar a Vigilância Epidemiológica do município. O novo prédio está localizado na região leste da cidade, no cruzamento das Ruas Sergipe e Brasil, no bairro Parque Milênio. Antes da mudança, o setor de vigilância epidemiológica estava alocado em espaço reduzido junto ao Centro de Saúde Dr, Vital Brasil.

A inauguração da unidade de saúde contou com a presença do prefeito Becão, do Secretário de Saúde Wander Bonelli, do Secretário de Esportes e Turismo, Betinho Bonani, da Presidente do Conselho Municipal de Saúde, Fernanda Pinese Mauro, dos vereadores Sebastião Ricci e Paulinho Gabrielli, da Enfermeira Chefe da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana - acompanhada de toda a equipe de profissionais da vigilância -, além de outras autoridades, servidores municipais e convidados.

Por meio da Lei Municipal n.º 4.038, de 21 de julho de 2016, a nova unidade recebeu o nome do enfermeiro Thiago Paludetti, falecido no ano de 2010. Familiares do enfermeiro - incluindo sua mãe, Dona Rosa Antônia Peripato Paludetti -, se emocionaram diante das homenagens ao filho querido. Thiago foi enfermeiro e prestou serviços voluntários na Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, além de trabalhar na antiga “Medes”, no Pronto Socorro Municipal e no Hospital Dona Balbina, de Porto Ferreira. Também foi professor no Curso Técnico de Enfermagem no Colégio Evolução.

A construção do novo prédio foi iniciada em 2015, através de recursos destinados pelo Ministério da Saúde conquistados pela então vereadora Ana Paula Peripato Guerra. Em decorrência da pandemia causada pelo novo coronavírus, a Secretaria de Saúde identificou a necessidade de disponibilizar um novo local para abrigar a equipe da Vigilância Epidemiológica, oferecendo um espaço mais amplo e equipado e proporcionando um melhor atendimento a população que precisa destes cuidados.

A Vigilância Epidemiológica tem por finalidade promover a detecção e prevenção de doenças e agravos transmissíveis à saúde e seus fatores de risco, bem como a elaboração de estudos e normas para as ações de vigilância epidemiológica, competindo-lhe, dentre outras atividades, coordenar a resposta estadual às doenças e agravos transmissíveis de notificação compulsória, além dos riscos existentes ou potenciais, com ênfase no planejamento, monitoramento, avaliação, produção e divulgação de conhecimento/informação para a prevenção e controle das condições de saúde da população, no âmbito da saúde coletiva, baseados nos princípios e diretrizes do SUS; gerir e apoiar a operacionalização do Programa de Imunizações no Estado; contribuindo para o controle, eliminação e/ou erradicação de doenças imunopreveníveis, utilizando estratégias básicas de vacinação de rotina e de campanhas anuais, desenvolvidas de forma hierarquizada e descentralizada; planejar, acompanhar e normatizar técnicas das ações de imunização no Estado, e instituir, desenvolver, implementar, capacitar, coordenar e avaliar ações de vigilância epidemiológica e assistenciais, relativas às infecções sexualmente transmissíveis [IST], HIV/Aids e Hepatites Virais no Estado.

Logo do Facebook Deixe seu comentário