Projeto Máscaras Vermelhas na Linha de Frente

Projeto Máscaras Vermelhas na Linha de Frente

Webmaster 05/07/2020 - 11:33
O projeto “Máscaras Vermelhas na Linha de Frente” é uma ação da Assistência Social juntamente com as artesãs oficineiras dos Núcleos de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e demais alunos que frequentam estes Núcleos.

Em parceria com o Fundo Social de Solidariedade, o projeto é coordenado por sua presidente, Sra. Maria do Carmo Marcatto Reschini, mediante o recebimento de uma quantidade de camisas polo em malha piquê na cor vermelha, gentilmente doadas pela empresa DF Reciclagens Ltda, da cidade de Descalvado. O projeto de proteção à vida consiste no reaproveitamento das camisas para a confecção de máscaras de barreira, com dupla camada de algodão confeccionadas o modelo das N95.

A coordenação do projeto estabeleceu que toda a produção seria doada aos profissionais da Saúde e da Assistência Social, pois estavam na linha de frente e precisavam ser protegidos. Além de serem uma excelente barreira, essas máscaras foram muito bem aceitas por todos, pois foram consideradas práticas e confortáveis. Ao todo, foram distribuídas 1.246 máscaras.

Todos os setores dos profissionais da Secretaria de Saúde foram atendidos: CAPS, CEME, Centro Odontológico, Controle de Vetores, Farmácia Municipal, NAICA, sede da Secretaria de Saúde, Transportes, USF Raphael Chiarello [Bairro Jardim Albertina], USF. Norma Moreira Colucci [Bairro Jardim Colonial], USF. Maria Martins Kastein [Bairro Morada do Sol], USF. Arlindo Zóia [Bairro Santa Cruz], USF Benedicto Arruda de Oliveira [Bairro São Sebastião], USF José Ignacio Alonso [Bairro Tamanduá], NASF, Centro de Saúde Dr. Vital Brasil, Vigilância Epidemiológica, FÊNIX e Santa Casa de Misericórdia.

Na Secretaria de Assistência Social foram atendidos os servidores da ala administrativa da secretaria, bem como do CRAS, CREAS e Casa dos Conselhos.

Finalizando, o projeto atendeu também o Conselho Tutelar, Secretaria de Agricultura e parte da população.
Este projeto, além da confecção das máscaras, visa também despertar a conscientização da importância das máscaras. Sendo assim, um alerta em carro de som feito pela Assistência Social conscientizou a população sobre a importância do uso imediato e contínuo de máscaras nas ruas, pois quanto maior o número de pessoas usando máscaras, menor a chance de propagação do novo coronavírus.

De acordo com a Presidente do Fundo Social, é um consenso que ninguém gosta de usar máscaras, nem de ficar isolado, mas é preciso conscientização de todos para vencermos esta pandemia. “A população precisa estar voltada ao bem coletivo e saber que, se combinar o uso maciço de máscaras com o distanciamento físico e algum grau de confinamento, a pandemia pode ser administrada de modo responsável a fim de dar o tempo necessário para se encontrar uma vacina eficaz”, enfatizou.

Segundo estudos, todos devem usá-las sempre que estiverem em público. É o chamado efeito de rede. “A minha máscara te protege e a sua máscara me protege”, afirma o cientista – pesquisador Jeremy Howard. Assim haverá, certamente, uma queda nos níveis de contaminação.

As equipes da Secretaria de Assistência Social e do Fundo Social de Solidariedade agradecem a iniciativa solidária da empresa DF Reciclagem Ltda pela oportunidade oferecida aos integrantes deste projeto, de forma a oferecer apoio aos profissionais da linha de frente. Essas iniciativas têm sido crescentes fazendo com que a solidariedade se apresente como forma de combate ao novo coronavírus, e uma das maiores armas contra a pandemia.

Ela vai ter fim. Vamos superá-la de modo sensato, confiando nas orientações das nossas lideranças fazendo o que eles dizem.

Logo do Facebook Deixe seu comentário