Prefeitura inova na terceirização da limpeza urbana e serviços já começaram a ser executad

Prefeitura inova na terceirização da limpeza urbana e serviços já começaram a ser executados

Webmaster 25/06/2020 - 21:56
A Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos [SPDOSP], deu início na última semana a uma nova fase na limpeza da cidade. Em uma ação inovadora, a Prefeitura licitou um contrato de terceirização ampla dos serviços de limpeza urbana para diversos bairros da cidade, de forma a dar agilidade e qualidade no serviço prestado pelo poder público.

O novo serviço faz parte de um projeto piloto da Prefeitura, cuja implantação segue uma determinação do prefeito Becão e do vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, e do qual, constatada sua viabilidade, poderá ser estendido para toda a cidade. Incialmente, as equipes terceirizadas trabalharão em cinco áreas previamente delimitadas: Verde [Jardim Albertina, Ricardo Cesar, Parques Milênio e Vitória, Portal dos Coqueiros e Jardim São Francisco]; Amarela [Recanto do Cisne, Bela Vista, Santa Cruz e Jardim Paola]; Marrom [Parques Universitário I e II, Jardim Cidade Nova, Novo São Sebastião e São Sebastião]; Azul [Morada do Sol] e Rosa [Bosque do Tamanduá e Alto de São Miguel].

A empresa vencedora da licitação é a Jardina Plantas e Serviços Ltda EPP, com sede na cidade de Araras. A empresa venceu o pregão realizado em março deste ano, do qual contou com a participação de outros cinco participantes, e além de já ter contratado incialmente cerca de 15 a 20 novos funcionários – todos da nossa cidade -, também instalou um novo escritório no município. As equipes da prestadora de serviços já se encontram em atividade, e ao longo da semana já trabalharam nos bairros previstos no contrato.

Este é o primeiro contrato específico para prestação de serviços de limpeza urbana e que estabelece a contratação de empresa especializada com fornecimento de mão-de-obra e equipamentos, sem fornecimento de materiais, para a varrição de vias e logradouros públicos. O contrato também prevê a capina, duas vezes ao ano, dos locais pré-determinados pela Prefeitura. A execução de todos os serviços passará por rígida fiscalização por parte da equipe da SPDOSP.

Outra vantagem deste projeto piloto é que com a terceirização os servidores municipais - que antes atuavam nas áreas que agora estão sob a responsabilidade da empresa contratada - trabalharão nas demais regiões onde a limpeza pública carecia de reforço, atuando de forma concentrada em áreas como o centro e os bairros Jardim Belém, Novo Jardim Belém e Jardim do Lago, por exemplo.

A nova modalidade de contratação permitirá para o município uma maior economia, que poderá ser percebida a médio e longo prazo. Os serviços prestados pela Jardina garantirão atendimento a toda a cidade, sem interrupção, sendo os equipamentos mantidos pela empresa de maneira a isentar a Prefeitura de gastos com maquinários, a exemplo de caminhões.

Para o prefeito Becão e o vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, a limpeza da cidade realizada nos atuais moldes, reforça o compromisso de gestão pública eficaz assumido pela atual administração. “A terceirização da mão de obra e dos equipamentos traz muitos ganhos para o município que serão vistos a médio e longo prazo. Conseguimos melhorar muito a prestação de serviço que chega até a população, tornando-a mais ágil e eficiente. Estendemos esse serviço a outras regiões da cidade que antes contava com um atendimento precário. Além disso, vamos gerar economia para o município que não terá mais que arcar com manutenções de maquinários e equipamentos. Isso é gestão, é compromisso com o dinheiro público e com a população. Tenho certeza que muito em breve todos os descalvadenses vão sentir esse benefício na porta de suas casas”, disse o prefeito.

Logo do Facebook Deixe seu comentário