Descalvado entra nos últimos dias da campanha de vacinação contra gripe

Descalvado entra nos últimos dias da campanha de vacinação contra gripe

Webmaster 25/06/2020 - 21:50
Os próximos dias serão os últimos da campanha de vacinação contra gripe em Descalvado. A prorrogação da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Gripe encerra-se no próximo dia 30 de junho, em todo o país. A Sala de Vacina do Centro de Saúde Vital Brasil continua aberta para atender o restante da população que ainda não foi vacinada.

Segundo a Secretaria Municipal de Saúde, até o momento foram vacinadas, 12.845 pessoas do total de 9.908 consideradas o público-alvo da campanha. Porém. O número de crianças vacinadas é de 82%, enquanto que, entre as gestantes, a adesão foi de 90%. Entre as puérperas [mães recentes], 100% tomaram a vacina, e a taxa de imunização entre os adultos de 55 a 59 anos foi de 92%%. Entre os trabalhadores da saúde e os idosos, a meta foi ultrapassada. A meta é atingir 90% de cobertura vacinal em todos os grupos prioritários.

De acordo com a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana, é de fundamental importância que as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda não se imunizaram, procurem a sala de vacinação do município. “É mais uma oportunidade para que os públicos de todas as fases, que ainda não se vacinaram procurem a sala de vacina das 13 às 16 horas”, explicou a responsável da Vigilância Epidemiológica.

Nesta terceira e última fase da campanha nacional, a prioridade é vacinar gestantes, mulheres na fase de puerpério [até 45 dias após o parto], crianças de 6 meses a 5 anos e pessoas com idade entre 55 e 59 anos. Mas as pessoas que integram os grupos abrangidos pelas fases 1 e 2 da campanha que não se imunizaram, também podem procurar pelo atendimento até o dia 30 de junho.

Coronavírus - A vacina é importante para reduzir complicações e óbitos por influenza. Ela não tem eficácia contra o coronavírus, porém, neste momento, vai auxiliar os profissionais de saúde na exclusão do diagnóstico para a COVID-19, já que os sintomas são parecidos. E, ainda, vai ajudar a reduzir a procura por serviços de saúde.

Logo do Facebook Deixe seu comentário