Descalvado e outras 17 cidades da região são “rebaixadas" para a Fase Laranja do Plano São

Descalvado e outras 17 cidades da região são “rebaixadas" para a Fase Laranja do Plano São Paulo, e bares e restaurantes devem fechar a partir de segu

Webmaster 13/06/2020 - 15:07
O Governo do Estado de São Paulo anunciou na última quarta-feira [10], que as cidades abrangidas pela Diretoria Regional de Saúde de Araraquara [DRS-III], incluindo o município de Descalvado, foram rebaixadas para a Fase 2 [laranja] do Plano São Paulo de flexibilização.

O Plano São Paulo é a estratégia adotada pelo governo paulista para vencer a COVID-19, baseado na ciência e na saúde. O plano reúne diversas ações ligadas a protocolos sanitários de forma a permitir a retomada econômica de serviços e atividades não essenciais durante a pandemia do coronavírus.

Em vigor desde o início de junho, o Plano São Paulo dividiu o estado paulista em diversas regiões. Cada uma dessas regiões corresponde a uma fase, que determina se ela poderá dar início ao processo de reabertura econômica ou não. As cinco fases do programa vão do nível máximo de restrição de atividades não essenciais [vermelho] a etapas identificadas como controle [laranja], flexibilização [amarelo], abertura parcial [verde] e normal controlado [azul].

Com o rebaixamento da fase amarela para laranja, a partir do dia 15 [segunda-feira], nas cidades pertencentes à DRS-III, o horário de atendimento presencial do comércio deverá ser reduzido para no máximo 4 horas, ao invés das atuais 6 horas. O funcionamento interno e as vendas por meio de ferramentas on-line, televendas, disk-entregas ou delivery continuam liberadas.

Bares, restaurantes, salões de beleza e barbearias que estavam autorizados a funcionar com restrições voltam a ficar fechados. As cidades também terão de adotar medidas restritivas em imobiliárias, concessionárias e escritórios. A nova quarentena se estende até o dia 28 de junho, quando deverá ser feita uma nova avaliação.

De acordo com o boletim epidemiológico [n.º 85] da Secretaria de Saúde de Descalvado, datado de quinta-feira [11/06], o número de casos confirmados da Covid-19 na cidade era de 15 pacientes, incluindo o óbito de uma mulher registrado no final de maio. Além disso, o informativo confirma que há 1 caso suspeito em internação na Santa Casa local e outros 19 suspeitos em isolamento domiciliar, todos aguardando a liberação de resultados de exames.

Vale lembrar que o rebaixamento de fase, dentro das diretrizes previstas pelo Plano São Paulo, não leva em conta apenas a evolução da Covid-19 no município, mas sim em todas as 18 cidades pertencentes à Diretoria Regional de Saúde de Araraquara, onde os índices apurados ao longo dos últimos dias foram desfavoráveis aos critérios de flexibilização impostos pelo Plano São Paulo, razão pela qual houve o rebaixamento de classificação.

No último domingo [7] e nesta terça-feira [9] a Unidade de Terapia Intensiva [UTI] da Santa Casa de São Carlos, destinada aos pacientes com Covid-19 chegou a ter 100% de ocupação.

Logo do Facebook Deixe seu comentário