199 casos suspeitos de Covid-19 já foram descartados em Descalvado

199 casos suspeitos de Covid-19 já foram descartados em Descalvado

Webmaster 29/05/2020 - 18:47
De acordo com o Boletim Epidemiológico N.º 71 da Secretaria Municipal de Saúde, Descalvado já descartou 199 casos suspeitos de Covid-19. Os casos foram descartados por meio de 173 testes rápidos e outros 26 exames em laboratório [PCR]. A cidade continua com 8 casos positivos para a Covid-19, com 1 morte confirmada e outros 7 casos suspeitos em investigação [aguardando o resultado de exames].

Dos 8 casos positivos confirmados, 1 está em internação e 1 está em isolamento domiciliar, porém 5 já receberam alta e estão curados. Infelizmente, uma mulher de 71 anos que estava internada em Araraquara, faleceu durante a madrugada do último dia 26 de maio.

Ainda segundo o boletim da Secretaria de Saúde, a maior incidência de casos positivos situa-se na faixa etária entre 41 a 50 anos [3 casos], seguido de pacientes com idades entre 51 a 60 anos [2 casos] e de 71 a 80 anos [2 casos], além de 1 caso na faixa de 21 a 30 anos. Todos os casos foram avaliados pelo médico infectologista Dr Alexandre Micali.

Por fim, o boletim epidemiológico também informa que atualmente estão sendo mantidos em observação 5 pacientes com síndromes gripais, que são avaliados periodicamente e aguardam evolução do quadro clínico para saber se haverá, ou não, a necessidade de acionamento dos protocolos sanitários para a coleta de material.

RETOMADA
Os 24 municípios da região que pertencem a Diretoria Regional de Saúde [DRS-III] de Araraquara foram classificadas na fase 3 [amarela] do Plano São Paulo para flexibilização das medidas de isolamento e retomada das atividades econômicas, anunciado pelo governo estadual na última quarta-feira [27].

O Plano São Paulo prevê cinco etapas, classificando em fases todas as regiões do Estado por cor, de acordo com os critérios definidos pela Secretaria Estadual da Saúde e pelo Comitê de Contingência para Coronavírus.

Pelo plano, as flexibilizações serão possíveis para:


- Cidades que tiverem disponibilidade de leitos de UTI na rede pública e privada
- Redução no número de casos da doença
- Com manutenção do distanciamento social nos ambientes públicos
- Uso obrigatório de máscaras


A cor de cada região do mapa é determinada por uma série de critérios, entre eles taxa de ocupação de UTIs e total de leitos a cada 100 mil habitantes.


Esses indicadores são avaliados junto com dados de mortes, casos e internações por Covid-19 para determinar a fase em que se encontra cada região.


A cada 7 dias será reavaliado. Depois, a cada 15 dias a região poderá se mover para fases menos restritivas. As fases poderão regredir conforme os indicadores sofram alterações.


- Fase 1, vermelha: alerta máximo, funcionamento permitido somente aos serviços essenciais
- Fase 2, laranja: controle, possibilidade de aberturas com restrições
- Fase 3, amarela: abertura de um número maior de setores
- Fase 4, verde: abertura de um número maior de setores em relação à fase 3
- Fase 5, azul: "normal controlado" - todos os setores em funcionamento, mas mantendo medidas de distanciamento e higiene


Cada prefeitura terá autonomia para flexibilizar os setores estabelecidos. A flexibilização deverá ser feita por decreto pelos prefeitos das cidades, observando também os planos regionais.

Os dois pré-requisitos para a flexibilização são a adesão aos protocolos de testagem e apresentar fundamentação científica para liberação dos estabelecimentos que cite fatores locais relacionados ao município.

Logo do Facebook Deixe seu comentário