Vacinação contra gripe atinge apenas metade das crianças e gestantes

Vacinação contra gripe atinge apenas metade das crianças e gestantes

Webmaster 23/05/2020 - 11:57
Nesta quinta-feira [21], a Secretaria de Saúde do município de Descalvado informou que 50% das crianças e 49% das gestantes ainda não se vacinaram contra a gripe. A meta da campanha é vacinar 95% do público-alvo pertencente aos dois grupos.

De acordo com balanço divulgado pela pasta, o total geral da cobertura vacinal está em 95% contra o vírus Influenza. A porcentagem foi alcançada em razão de outros dois grupos prioritários - idosos e profissionais da saúde - terem superado a meta estabelecida pela campanha, com 122% e 119%, respectivamente.

A prioridade nesta terceira e última fase da campanha se concentram nas crianças com idade entre superior a 6 meses e menores de 6 anos, além das gestantes que ainda não se protegeram contra a gripe.

“A procura ainda está baixa e precisamos reforçar este alerta porque a gripe é uma doença perigosa, principalmente a Influenza A tipo H1N1”, frisou a enfermeira chefe da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Sanatana. A vacina protege contra os subtipos H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B. “Ao receber a dose o cidadão está se protegendo e protegendo o próximo”, acrescentou.

A partir desta segunda-feira [25], o posto avançado de vacinação montado na Sede Paroquial [ao lado da Praça da Matriz], deixará de funcionar. Toda a população poderá se vacinar contra a gripe nas Unidades de Saúde da Família [USF’s], bem como no Centro de Saúde.

Veja abaixo os dias e locais de vacinação nos postos de saúde localizados nos bairros de Descalvado, com o horário de atendimento compreendido entre as 8h e 10h30, e das 13h às 16h:

- Terça-feira: USF Santa Cruz;
- Quarta-feira: USF Jardim Colonial;
- Quinta-feira: USF São Sebastião e USF Tamanduá;
- Sexta-feira: USF Morada do Sol e USF Jardim Albertina.

Para o Centro de Saúde, localizado na região central, houve uma pequena alteração no atendimento prestado na Sala de Vacinas, de modo a evitar filas ou aglomerações. No período da manhã, a Sala de Vacinas estará funcionando para atender exclusivamente as pessoas que buscam pelas vacinas de rotina. A vacinação da campanha contra a gripe será feita no período da tarde, entre as 13h e 16h.

A campanha segue até o dia 5 de junho, e além das crianças e gestantes, a terceira fase é voltada também para a imunização dos professores das escolas públicas e privadas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos, puérperas [até 45 dias] e pessoas com deficiência.

Logo do Facebook Deixe seu comentário