Prefeitura implanta leitura e emissão simultânea da conta de água

Prefeitura implanta leitura e emissão simultânea da conta de água

Webmaster 20/05/2020 - 16:58
A partir desta sexta-feira (22), a Prefeitura de Descalvado, através da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), estará operando o novo sistema de leitura e emissão simultânea das contas de água no município. Por meio de um micro terminal e uma impressora portátil, o leiturista faz a coleta dos dados do hidrômetro e, no próprio local, na mesma hora, emite a fatura para o munícipe.

De acordo com a equipe da SEMARH, pelo sistema antigo a entrega da fatura demorava muitos dias para chegar à residência do morador. Agora, todo o processo ocorre em poucos minutos. Não há mais um trabalho redobrado, já que antes os 5 leituristas apenas liam os dados dos hidrômetros, apurando o consumo do período, e após alimentar o sistema da secretaria, precisava retornar ao mesmo endereço para realizar a entrega da conta de água.

A implantação da nova forma de trabalho traz benefícios aos descalvadenses, como por exemplo, constatar e corrigir problemas com a emissão das tarifas. Além disso, no sistema antigo, o processo de leitura, transmissão de dados, impressão e entrega das 13.500 contas de água levava, em média, 30 dias. A estimativa é que com a modernização do sistema de leitura e impressão reduza este tempo em 50%, permitindo aos leituristas um tempo maior para o atendimento de intercorrências ou divergências na tarifação do sistema de distribuição de água da cidade.

A modernização do sistema de leitura e impressão das contas de água é mais uma das diversas ações implementadas pela atual administração municipal. Além de economia, o novo método permitirá maior agilidade, confiabilidade e operacionalidade para o trabalho desenvolvido pela SEMARH. A modernização no sistema de leitura também permitirá que, de forma gradativa, ocorra uma padronização nas contas de água, deixando os vencimentos mais próximos do início do mês, uma reivindicação antiga da população.

Além disso, o leiturista passará a desempenhar uma nova função: o relacionamento direto com o cliente. Tudo isso visando maior satisfação do cidadão. Outra vantagem é que os clientes podem verificar na hora se há alguma incoerência quanto à leitura de hidrômetros ou se há vazamentos na rede.

Vale ressaltar que a emissão da segunda via da fatura de consumo de água continua disponível no site da Prefeitura (www.descalvado.sp.gov.br), ou na própria Secretaria, localizada na Rua Cel. Rafael Tobias, n.º 1400. O telefone de atendimento da SEMARH é o 19 3583-2552.

Logo do Facebook Deixe seu comentário