Ministério da Saúde cancela ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe

Ministério da Saúde cancela ‘Dia D’ de vacinação contra a gripe

Webmaster 06/05/2020 - 16:49
Medida foi tomada para evitar aglomerações. Ministério também já havia anunciado mudanças para a terceira fase e o adiamento do encerramento da campanha.


O ‘Dia de D’ de vacinação contra a influenza, marcado inicialmente para este sábado [9], foi suspenso pelo Ministério da Saúde. Independentemente do cancelamento do dia de mobilização nacional, a Secretaria de Saúde de Descalvado informou que a estratégia de vacinação nos demais dias da semana seguirá normalmente o seu cronograma, cuja data foi estendida até 5 de junho, conforme já anunciado anteriormente.

De acordo com o governo federal, a mudança se dá em função do momento atual de propagação da Covid-19 e da disponibilidade de vacinas pelo Instituto Butantan. “Aumentando o tempo da campanha e dividindo mais os públicos que devem ir até os postos, diminuem-se também as aglomerações e possíveis contágios do coronavírus nesses ambientes”, informou a Chefe da Vigilância Epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana.

Estados e municípios estão recebendo as doses da vacina da gripe de forma escalonada, a cada semana, conforme são produzidas pelo Instituto Butantan.

Com a prorrogação da campanha até o início de junho, o Ministério da Saúde também promoveu algumas adequações nesta terceira etapa da campanha, que será iniciada no próximo dia 11 de maio. A terceira fase é voltada para imunização dos professores das escolas públicas e privadas, indígenas, adultos de 55 a 59 anos, as crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas [até 45 dias] e pessoas com deficiência.

Vale lembrar que a segunda fase foi encerrada nesta sexta-feira [8], quando foram imunizados os portadores de doenças crônicas não transmissíveis, motoristas de transportes coletivos, caminhoneiros e portuários. Idosos, trabalhadores de saúde e profissionais das forças de segurança e salvamento continuam sendo atendidos nos postos, caso seja necessário.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, os idosos e profissionais de saúde superaram a marca de 100% da estimativa do público vacinado na primeira etapa da campanha.

Logo do Facebook Deixe seu comentário