Máscaras Solidárias - Projeto já distribuiu mais de 11 mil máscaras em Descalvado

Máscaras Solidárias - Projeto já distribuiu mais de 11 mil máscaras em Descalvado

Webmaster 01/05/2020 - 10:43
O projeto de voluntariado denominado ‘Máscaras Solidárias’, coordenado pelo Fundo Social de Solidariedade do Município de Descalvado [FSSMD] em parceria com a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social [SADS] e a Secretaria de Saúde, já distribuiu 11.213 máscaras no município. Outras 7.800 já estão sendo produzidas. A ação do grupo de voluntárias tem feito a diferença nestas ultimas semanas, período em que foi registrado um enorme avanço no número de casos da Covid-19 no estado de São Paulo.

Minimizado no início por algumas pessoas, em pouco tempo o programa ‘Máscaras Solidárias’ demostrou ser extremamente importante durante a atual crise na saúde pública, em razão do avanço dos casos provocados pelo novo coronavírus. Para se ter uma ideia, as Prefeituras de todo o país estão encontrando muita dificuldade para adquirir as máscaras para utilização dos profissionais da saúde, bem como para a distribuição à determinados grupos de pessoas. A aquisição deste item de proteção individual tornou-se um grande desafio, já que atualmente os fornecedores de máscaras têm pedido, em média, dois meses para efetuar as entregas.

O projeto foi considerado inédito em toda a região central do Estado de São Paulo, sendo visto com grande entusiasmo e repercussão não apenas em Descalvado, mas também nas cidades vizinhas.

Apesar de ser um projeto louvável de voluntariado, do qual recebeu a adesão de um considerável número de pessoas, infelizmente acabou sendo alvo de críticas por parte de um vereador do município. De acordo com a Presidente do FSSMD, Maria do Carmo Marcatto Reschini, da forma como o vereador se pronunciou na última sessão legislativa, a impressão é de que o trabalho das costureiras voluntárias foi menosprezado, inclusive com uma insinuação completamente errônea de que não há nenhum tipo de planejamento para a distribuição das máscaras. “Nós definimos uma estratégia para que as máscaras não faltem, de forma que não sejamos imprudentes ao distribui-las aleatoriamente e consequentemente zerando os nossos estoques. A fala do vereador, infelizmente, foi equivocada”, disse Maria do Carmo.

Segundo a equipe de voluntárias, confeccionar as máscaras é algo muito trabalhoso e que demanda tempo, sendo necessário, devido à alta demanda, lançar mão de outras estratégias para poder atender a parcela de munícipes que é alvo das doações das máscaras.

Vale lembrar que na última segunda-feira [27], a Prefeitura Municipal de Descalvado publicou um decreto recomendando o uso de máscaras de proteção facial nos momentos em que houver necessidade de sair às ruas, como medida complementar de prevenção ao novo coronavírus. A mesma medida já havia sido adotada pelo governo estadual, por meio de um decreto publicado no dia 24 de abril.

Atualmente, o projeto conta com aproximadamente 100 costureiras voluntárias, que tem trabalhado incansavelmente para confeccionar as máscaras. A maioria dessas voluntárias está confeccionando diretamente de suas residências, e recebem diariamente da equipe de apoio, o kit contendo o material para a produção das máscaras, além de um vídeo contendo as orientações e as instruções para a realização do trabalho.

Conforme já foi anunciado, a meta é que sejam produzidas ao longo dos próximos meses algo em torno de 68 mil máscaras, e para isso, a equipe que está coordenando o projeto anunciou que existe a necessidade da ajuda de mais voluntárias. A distribuição das máscaras segue um critério definido previamente pelas secretarias envolvidas no projeto, e prevê a manutenção de um estoque de reserva para o enfrentamento do pico da pandemia, do qual segundo os especialistas em saúde, ainda não ocorreu nas cidades do interior de SP.

O projeto está sendo centralizado no Plimec, e o telefone para maiores informações e adesão é o [19] 3583-4406.

Logo do Facebook Deixe seu comentário