Prefeitura recomenda uso de máscaras por toda população

Prefeitura recomenda uso de máscaras por toda população

Webmaster 29/04/2020 - 14:55
Utilização de máscara por todos munícipes diminui percentual de transmissão para 1,5%.

Na última segunda-feira [27], a Prefeitura Municipal de Descalvado publicou o Decreto N° 5.178, reforçando algumas das medidas já adotadas pelo município para o enfrentamento da pandemia da Covid-19. O novo documento recomenda o uso de máscaras de proteção facial nos momentos em que houver necessidade de sair às ruas, como medida complementar de prevenção ao novo coronavírus. A mesma medida já havia sido adotada pelo governo estadual, por meio de um decreto publicado no dia 24 de abril.

Dessa forma, a recomendação para todos os descalvadenses é de que utilizem máscaras ao saírem de suas residências, bem como ao utilizar o transporte coletivo, táxi ou por aplicativo. A mesma medida deve ser adotada nos serviços essenciais que seguem em funcionamento, como supermercados, farmácias, padarias, oficinas, entre outros, onde os funcionários devem utilizar o EPIs [Equipamentos de Proteção Individual] e orientar o cliente a fazer o mesmo, podendo até mesmo se negar a prestar o atendimento caso ele não faça uso da máscara.

Há um estudo que aponta que se a pessoa com Covid-19 estiver conversando com outra pessoa em uma distância considerável, as chances de contágio são de 80%. Caso somente o doente esteja usando máscara, o percentual diminui para 20%. Se ambas as pessoas estiveram utilizando, o risco cai para 1,5%. Assim, o uso de máscaras é mais uma das medidas adotadas pelo município para enfrentamento à pandemia e em obediência às medidas editadas pelo Estado de São Paulo.

Vale ressaltar que o Decreto Municipal apenas recomenda o uso de máscaras. A medida depende exclusivamente da adesão de cada descalvadense, não sendo, portanto, uma obrigatoriedade ou imposição por parte do poder público, e muito menos acarretará na aplicação de multa ou qualquer outro tipo de penalidade para aqueles que não seguirem a recomendação.

Logo do Facebook Deixe seu comentário