UFSCar começa a realização de testes para diagnosticar Covid-19 em São Carlos

UFSCar começa a realização de testes para diagnosticar Covid-19 em São Carlos

Webmaster 24/04/2020 - 19:27
Serão realizados 48 exames por dia e não precisarão de contraprova, pois são certificados pelo Instituto Adolfo Lutz.


A Universidade Federal de São Carlos [UFSCar] iniciou, nesta quinta-feira [23], os testes para diagnosticar a Covid-19. A princípio, serão realizados 48 exames por dia, em São Carlos [SP].

Os diagnósticos não precisarão de contraprova, pois são certificados pelo Instituto Adolfo Lutz, garantindo que a confirmação da doença é confiável e pode entrar para as estatísticas.

Segundo o último boletim epidemiológico, o município registra 16 casos positivos de coronavírus, sendo que dois morreram. Há outras seis mortes em investigação.

Testagem

O Hospital Universitário da UFSCar será o responsável pela coleta do material de pacientes e realizará o teste chamado PCR tempo real, mais eficiente que a testagem sanguínea.

O PCR coleta uma amostra molecular, colocando o cotonete na parte nasal e na boca do paciente para extrair uma secreção. “Nessa secreção, você detecta o material genético do vírus”, explicou o coordenador do laboratório da UFSCar e do projeto de testes Anderson Ferreira da Cunha.

Os exames são direcionados para pacientes que estão internados e profissionais da área de saúde que tenham contato diário com pessoas com suspeita de Covid-19.

Parcerias
Segundo Cunha, um laboratório particular da região disponibilizou os equipamentos para realizar a extração do material.

“Como a gente tem um edital aprovado e com o dinheiro estamos começando a trazer os equipamentos, vai demorar ainda uns 20 dias. Então, a princípio, estamos em colaboração com um laboratório particular da região”, explicou Cunha.

A UFSCar recebeu R$ 1,97 milhão da Secretaria de Educação Superior [Sesu], do Ministério da Educação [MEC], para a testagem.

Com isso, serão realizados 5 mil testes, sendo 48 por dia, de início. Contudo, a capacidade pode chegar a 400 amostras diárias, quando os próprios instrumentos chegarem.

Fonte: G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário