Prefeitura de Descalvado define ações para o combate ao coronavírus no município

Prefeitura de Descalvado define ações para o combate ao coronavírus no município

Webmaster 16/03/2020 - 18:15
Reunião envolvendo Secretarias Municipais, Conselho Municipal de Saúde e a Santa Casa de Misericórdia traçou estratégias para diminuir possíveis impactos da pandemia mundial.


Uma reunião realizada na tarde desta segunda-feira [16], no auditório da Secretaria de Educação e Cultura [SEEC] da Prefeitura Municipal, definiu as ações para o combate à pandemia mundial do coronavírus [Covid-19] no município de Descalvado. A reunião foi conduzida pelo Secretário de Saúde, pelo médico infectologista da Prefeitura e pela equipe de Vigilância Epidemiológica.

Dentre as ações que deverão ser implementadas já nos próximos dias está a suspensão – a partir da próxima segunda-feira [23] – das aulas em todas as unidades da rede municipal de ensino, incluindo creches e as escolas de níveis infantil e do ensino fundamental. Até na próxima segunda, as aulas prosseguem normalmente, de forma a permitir que as famílias dos alunos se adaptem à nova realidade. A suspensão das aulas prosseguirá até que seja publicada uma nova determinação da SEEC.

A medida está baseada e segue os mesmos parâmetros do Decreto do governo estadual, que na última sexta-feira, também suspendeu as aulas na rede estadual de ensino a partir do próximo dia 23. De acordo com a Secretaria de Educação, em Descalvado são cerca de 4.200 alunos matriculados na rede municipal de ensino, com idade entre 6 meses [creches] à 70 anos [EJA].

Pela manhã, os técnicos da Secretaria de Saúde já haviam se reunido para traçar um plano de ação, dividido em três etapas, para o enfrentamento da pandemia do coronavírus. O plano foi apresentado, debatido e aprovado pela equipe de gestores na reunião realizada na tarde desta segunda-feira. Na primeira etapa, foram definidos o fluxo para o atendimento de possíveis casos suspeitos do novo coronavírus, além de um plano de disseminação de informações de como se prevenir da doença e da criação de canais de atendimento exclusivos para a população.

Também foi informado que já foram preparados kits de coletas de materiais para pacientes com suspeita da doença, dos quais conterão orientações para as coletas e as fichas de notificação, seguindo o protocolo pré-estabelecido. Os kits serão destinados exclusivamente para as Unidades de Saúde e para o Pronto Socorro Municipal.

Em caso de pacientes com suspeita da doença, profissionais da Secretaria de Saúde farão, preferencialmente, a coleta do material destinado aos exames na própria residência do munícipe, evitando o contato do paciente com outras pessoas. O paciente com suspeita da doença também receberá todas as orientações sobre os cuidados a serem adotados, e a necessidade de cumprir o isolamento domiciliar pelo período de 14 dias, ou até o resultado do exame, que será feito pelo Instituto Adolfo Lutz. Uma equipe da Secretaria também está sendo especialmente destacada para manter um fluxo contínuo de trabalho, transportando diariamente para São Paulo os materiais coletados em Descalvado até o Instituto Adolfo Lutz.

Todo paciente que chegar a uma Unidade de Saúde com sintomas gripais receberá uma máscara para uso imediato e as orientações preventivas até a avaliação e a conduta da equipe de saúde. Além disso, o Pronto Socorro Municipal estará disponibilizando uma ala especial para o atendimento de pacientes com suspeita da doença, e no caso de idosos e gestantes, o atendimento será prioritário. Todos os pacientes receberão atendimento baseado em critérios clínicos e epidemiológicos, de forma a evitar a realização de exames em pacientes que não apresentam efetivamente os sintomas do novo coronavírus.

Outra orientação é para que seja evitada a circulação de pessoas que não apresentem os sintomas da doença nas unidades de saúde e no Pronto Socorro Municipal, diminuindo assim os riscos de transmissão local do vírus. A principal orientação neste momento de pandemia é de utilizar o PAM somente em casos de urgência e emergência.

CANCELAMENTO DE EVENTOS E REUNIÕES – Nos próximos dias, a Prefeitura deverá publicar um Decreto Municipal cancelando ou suspendendo temporariamente reuniões e eventos [incluindo aqueles de cunho artísticos ou culturais] que aglomerem de um grande número de pessoas, bem como instituindo um comitê de controle de crise para o Covid-19.

As atividades esportivas e competições realizadas no Ginásio de Esportes Municipal também ficarão suspensas temporariamente e sem previsão de retorno a partir do dia 23 de março. A mesma medida valerá para as atividades da Academia da 3ª Idade.

FASES 2 E 3 – Tão logo as medidas anunciadas nesta primeira fase para combater a transmissão do novo coronavírus no município de Descalvado, a Secretaria de Saúde também implementará outras duas ações, de forma a complementar o plano de ações desenvolvido pela Prefeitura.

Nestas novas fases que estão em fase final de elaboração, estão sendo definidas ações para a disponibilização de ambientes de apoio exclusivo para o atendimento de pacientes que apresentarem resultado positivo para o coronavírus. Também deverão ser ampliados os horários de atendimento das unidades de saúde, em caso do aumento do número de casos de coronavírus. Outra medida a ser adotada contemplará a escala de equipes médicas e de profissionais da saúde para o atendimento dedicado a uma possível epidemia local, bem como a criação de equipes de profissionais adicionais para atender a demanda.

A Secretaria de Saúde informou ainda que todo este plano de ações poderá ser modificado ou adaptado a qualquer tempo, conforme orientações da Secretaria de Estado da Saúde [SES-SP] e das necessidades de âmbito municipal.
Logo do Facebook Deixe seu comentário