Chega a quatro o número de casos de dengue confirmados em 2020

Chega a quatro o número de casos de dengue confirmados em 2020

Webmaster 08/03/2020 - 15:11
Um balanço divulgado esta semana pela Secretaria de Saúde apontou que do início do mês de janeiro até o dia 28 de fevereiro, o município de Descalvado registrou um total de 4 casos confirmados de dengue. Ainda de acordo com o relatório, dos 4 casos confirmados, 3 são de pacientes residentes na área rural do município, e apenas 1 da área urbana. Além destes, outros 13 resultados de pacientes com suspeita da doença deram negativo.

Apesar do levantamento rápido referente à infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, divulgado no mês de janeiro, ter apontado um Índice de Breteau [IB] de 8,6% - o que deixou a cidade em situação de ‘Risco de Surto’ na escala de classificação do Ministério da Saúde para transmissão de dengue, zika vírus e febre chikungunya -, o número de casos confirmados até agora é um dos mais baixos da região. ‘Mas isso não é sinônimo de uma boa notícia. Temos que eliminar drasticamente o número de criadouros do mosquito para afastar o risco de surto da doença’, alertou a equipe do Departamento de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde.

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti [LIRAa] é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela. Na primeira avaliação do ano sobre a densidade larvária para obtenção do IB, foram encontrados 58 criadouros com larvas, dentre os 593 imóveis visitados.

VISISTA DOS AGENTES DE SAÚDE NESTE SÁBADO - Mantendo o cronograma de visitas nos imóveis e residências de Descalvado, neste sábado [7], as equipes de Controle de Vetores estarão visitando as residências localizadas nos bairros Jardim Colonial, Recanto dos Ipês I e II e adjacências.

A Secretaria de Saúde pede a colaboração de todos os moradores destes bairros, de forma a permitir a entrada dos agentes de saúde em suas casas para o trabalho de vistoria e orientação sobre possíveis dúvidas a respeito da doença e de como evitar a proliferação do mosquito transmissor.

TRSNSMISSÃO DA DOENÇA - A transmissão da dengue, zika e chikungunya ocorre pela picada do mosquito Aedes aegypti. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. O inseto tem, em média, menos de um centímetro de tamanho, é escuro e com riscos brancos nas patas, na cabeça e no corpo.

Para se reproduzir, ele precisa de locais com água parada, que é onde ele deposita os ovos. O verão, com as altas temperaturas e o aumento das chuvas, é propício para a proliferação do inseto. Por isso, o setor de Controle de Vetores da Prefeitura Municipal de Descalvado reforça que o cuidado para evitar a sua proliferação busca eliminar esses possíveis criadouros, impedindo o nascimento do inseto.

Entre as medidas, recomenda-se:

- Tampar caixas dágua, tonéis e latões;
- Guardar garrafas vazias viradas para baixo;
- Guardar pneus sob abrigos;
- Não acumular água nos pratos de vasos de plantas e enchê-los com areia;
- Manter desentupidos ralos, canos, calhas, toldos e marquises;
- Manter lixeiras fechadas;
- Manter piscinas tratadas o ano inteiro.

Logo do Facebook Deixe seu comentário