Secretaria de Saúde divulga o primeiro Índice de Breteau do ano e coloca o município em si

Secretaria de Saúde divulga o primeiro Índice de Breteau do ano e coloca o município em situação de alerta

Webmaster 25/01/2020 - 12:36
O Departamento de Controle de Vetores da Secretaria de Saúde de Descalvado divulgou o primeiro levantamento rápido deste ano referente à infestação pelo mosquito Aedes Aegypti. O Índice de Breteau [IB] foi de 8,6%.

O Levantamento Rápido de Índices para o Aedes aegypti [LIRAa] é uma metodologia que permite o conhecimento de forma rápida, por amostragem, da quantidade de imóveis com a presença de recipientes com larvas de Aedes aegypti, mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya, Febre pelo vírus Zika e Febre Amarela.

A avaliação de densidade larvária para obtenção do índice de infestação do mosquito Aedes aegypti [IB] foi realizada no período de 2 a 14 de janeiro. Foram visitados um total de 593 imóveis, sendo encontrados 58 criadouros com larvas.

O setor da saúde informou também que dos 58 criadouros encontrados, 51 deram resultado positivo e 5 negativos. Além disso, outros 2 resultados apontam para o Aedes Albopictus, também chamado de ‘Mosquito Tigre Asiático’, que pode ser transmissor do vírus da febre amarela.

O resultado apurado pelo levantamento foi de 8,6%, o que deixa o município na situação de ‘Risco de Surto’ na escala de classificação do Ministério da Saúde para transmissão de dengue, zika vírus e febre chikungunya.

Dentre os bairros visitados, foram encontrados 9 criadouros na região central, 5 nos bairros Ricardo Cesar e Santa Cruz, 4 no São Cristóvão, 3 nos bairros Vila Melki, São Sebastião, Cambará e Tamanduá, 2 nos bairros Jardim Lago, São Benedito, Bela Vista e Portal dos Coqueiros, e 1 nos bairros Jardim Belém, Albertina, Recanto dos Ipês e Parque Vitória.

A equipe do Controle de Vetores também informou que nesta última vistoria, foram encontrados criadouros em latas, bebedouros de animais, pratos e vasos de plantas, dentre outros, o que reforça o pedido para que a população redobre a atenção e ajude no combate aos focos do mosquito.

Logo do Facebook Deixe seu comentário