Segunda-feira, dia 20 de janeiro, é feriado municipal em Descalvado

Segunda-feira, dia 20 de janeiro, é feriado municipal em Descalvado

Webmaster 20/01/2020 - 14:51
Nesta segunda-feira [20], será feriado municipal em Descalvado. A data comemora o Dia de São Sebastião, considerado co-padroeiro do município, e desde 2014, o feriado de São Sebastião foi instituído pela Lei Municipal nº 3670, de 11 de março de 2013.

Para muitos, a celebração de São Sebastião é o segundo maior evento católico da cidade, fato que ensejou a criação da Lei Municipal. Antes de ser instituído o feriado municipal, a data era guardada por grande parte da população, e muitos estabelecimentos comerciais fechavam mais cedo. Alguns serviços públicos também tinham suas atividades encerradas antes do final do expediente, bem como a população rural também encerravam seus trabalhos para participar da procissão de São Sebastião.

Além da Lei Municipal, o Decreto N.º 4.994, de 9 de Setembro de 2019, também regulamentou a suspensão do expediente nas repartições públicas da Prefeitura Municipal. A suspensão das atividades não se aplica aos serviços públicos essenciais, assim como o serviço de coleta de lixo domiciliar, que funcionará normalmente nesta segunda-feira.

TRADIÇÃO - A Festa de São Sebastião é uma das mais importantes do calendário católico local, sendo respeitada pela maioria dos seus fieis.

Realizada em Descalvado, a cerca de 100 anos no Bairro de São Sebastião, a festa sempre foi movimentada, atraindo grande parcela da população, principalmente no dia máximo da festa, ou seja, 20 de janeiro, quando se celebram a Missa e Procissão, além da tradicional quermesse.

Antigamente, quando havia uma modesta Capela no bairro, contam um dos aspectos mais interessantes do evento era a minifeira estabelecida em seu entorno com barraquinhas de miudezas ao som do serviço de alto-falantes na oferta de músicas românticas e sertanejas oferecidas por enamorados. No passado também era comum durante o trajeto da procissão, a presença de crianças em vestimenta idêntica ao glorioso Mártir São Sebastião, em pagamento de promessa por graça alcançada.

Na década de 70 a tradicional Capela do bairro foi demolida e em seu lugar construído um novo templo e ao seu derredor a Prefeitura construiu uma Praça que substituiu os antigos barracões.

A festa se modernizou com o tempo, com a realização de quermesse, barraca da Ceia e o parque de diversões, atração das mais aguardadas pelos populares, em especial pelas crianças.

Mais recentemente, em 2009, São Sebastião foi elevado co-Padroeiro de Descalvado e no ano seguinte, especificamente no dia 12 de dezembro, a Comunidade de São Sebastião foi instituída paróquia passando a integrar 10 outras comunidades: Santa Cruz, Cristo Rei, São Luiz Gonzaga, São Sebastião e as rurais: Santa Terezinha, Nossa Senhora das Graças e Nossa Senhora de Lourdes.

Logo do Facebook Deixe seu comentário