Descalvado recebeu a visita de mais uma delegação chinesa

Descalvado recebeu a visita de mais uma delegação chinesa

Webmaster 11/01/2020 - 17:33
Vice-Prefeito, Secretários e autoridades da cidade de Shuozhou foram recebidos pelo prefeito Becão e pelo vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, oportunidade em que apresentaram ao visitantes um perfil socioeconômico do nosso município.


Na última semana de 2019, a cidade de Descalvado recebeu a visita de mais uma delegação chinesa. A comitiva formada pelo Vice-Prefeito da cidade de Shuozhou e pelos Secretários de Finanças, Meio Ambiente e outras três autoridades da cidade chinesa, foi recepcionada pelo prefeito Becão e pelo vice-prefeito Luiz Carlos Vianna, no auditório da Secretaria de Educação e Cultura de Descalvado. Os vereadores Reinaldo Ninja, Débora Cabral e Sebastião Ricci também participaram do encontro, representando o Poder Legislativo descalvadense.

Localizada no norte de Shanxi, a cerca de 300 km de Pequim, a Prefeitura de Shuozhou administra 2 distritos e 4 condados. A economia da cidade é baseada nas minas de carvão e outros minerais como ferro, bauxita, mica, manganês e grafite. Outros setores econômicos de destaque são a agricultura, indústria química, cerâmica e pesca. Sua população é de cerca de aproximadamente um milhão e oitocentos mil habitantes.

Foi apresentado aos convidados chineses um perfil socioeconômico do estado de São Paulo, e mais especificamente do município de Descalvado, incluindo sua localização geográfica, seus acessos e suas facilidades logísticas, através das rodovias que cortam a região central de SP, e das proximidades com os mais importantes aeroportos paulistas e ao porto de Santos - o maior complexo portuário da América Latina. Além disso, foram apresentados dados quanto as produções ligadas ao agronegócio, ao extrativismo mineral e da indústria da transformação, bem como quanto aos potenciais para exploração e produtividade em larga escala em diversos segmentos econômicos.

O trabalho de captação e agendamento de visitas de delegações chinesas em busca de parcerias e investimentos para impulsionar o desenvolvimento de Descalvado, foi iniciado em janeiro de 2018 pelo vice-prefeito Luiz Carlos, oportunidade em que estreitou relações com a Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil e China [CHIBRAIEC], localizada em São Paulo.

Fundada no ano 2000 e com sedes na capital paulista e em Beijing, a Chibraiec é uma entidade civil sem fins lucrativos que tem como principal objetivo estreitar as distâncias linguísticas, geográficas e culturais entre as diversas regiões do Brasil e da China. Desde sua fundação, a associação tem sido uma importante ponte para o desenvolvimento da cooperação sino-brasileira, contando com o apoio da comunidade empresarial chinesa, dos meios diplomáticos e dos agentes públicos brasileiros envolvidos com o desenvolvimento econômico regional. O resultado desse trabalho já vem apresentando importantes resultados, e a expectativa é de que o município de Descalvado também seja beneficiado com a recepção das delegações chinesas.

Desde o segundo semestre de 2019, a China voltou a estreitar suas relações comerciais com o Brasil, especialmente nos setores de proteína animal. O país asiático vem buscando mercados e parceiros para sustentar a demanda de sua população, e o trabalho dessas delegações chinesas consiste em buscar e analisar os potenciais econômicos entre os dois países, abrindo as portas para novos mercados e para novos investimentos. Os resultados das análises dos dados obtidos pelas delegações podem representar uma abertura para o mercado chinês através da exportação de materiais de valor agregado, apoiadas em grande parte por commodities. Outro fator importante é que, também baseadas na análise e nos resultados, são esboçadas algumas implicações para pesquisas futuras.

Para o prefeito Becão, a visita estreitou ainda mais as possibilidades de Descalvado manter futuras relações comerciais com a China, e reforçou o interesse de concretizar novas parcerias em várias frentes de atuação. Já para Luiz Carlos, a forte relação que vem sendo construída com as visitas das delegações chinesas, com o apoio da Chibraiec, é de extrema importância para uma aproximação cultural, esportiva e educacional entre nosso município e cidades chinesas. Mas o foco principal ressaltou Luiz Carlos, ‘é o desenvolvimento econômico de Descalvado’.

Ao final da visita, as autoridades descalvadenses presentearam a delegação chinesa com peças gentilmente ofertadas pela Cerâmica Artística Scalla, e receberam o convite oficial para uma visita à cidade de Shuozhou, com intuito de estreitar as relações entre as duas cidades, e ainda com a possibilidade de assinatura de um tratado internacional de cidades-irmãs, importante passo para o fortalecimento de uma parceria econômica e cultural.
Logo do Facebook Deixe seu comentário