Secretaria de Saúde realizou a campanha ‘Fique Sabendo 2019’

Secretaria de Saúde realizou a campanha ‘Fique Sabendo 2019’

Webmaster 07/12/2019 - 09:52
Profissionais da saúde também participaram de curso de capacitação para aumentar oferta de testes rápidos à população.


A Secretaria de Saúde da Prefeitura de Descalvado, por meio da rede de atenção básica e da Vigilância Epidemiológica, realizou a campanha “Fique Sabendo 2019”, entre os dias 2 e 6 de dezembro.

A campanha consiste em uma importante intensificação da testagem do HIV e da Sífilis junto à população mais exposta à essas infecções. De maneira geral, a ideia é promover o acesso ao teste, ampliar o número de pessoas que conheçam seu status sorológico, vincular o portador do HIV à referência e ofertar o tratamento imediatamente após o diagnóstico.

De maneira geral, no decorrer da campanha, as Unidades Básicas de Saúde realizaram, em sala de espera, atividades preventivas e de estímulo à realização de diagnóstico do HIV e da sífilis, com realização dos testes rápido de HIV/Sifilis.

No caso do HIV, a testagem é a porta de entrada para uma cadeia de cuidados contínuos de prevenção, diagnóstico, vinculação, tratamento, retenção e supressão viral. Em relação à sífilis, a testagem oportuniza o diagnóstico e tratamento de uma doença muitas vezes silenciosa.

CAPACITAÇÃO - Aproveitando a semana da campanha ‘Fique Sabendo’, a Secretaria de Saúde capacitou 17 profissionais para a realização de testes rápidos. Participaram do treinamento profissionais como dentista, nutricionista, psicólogo, enfermeiro, farmacêutico e técnico de enfermagem com objetivo de capacitar profissionais de saúde para ofertar testes rápidos à população

“Estes profissionais tiveram aulas teóricas e práticas, com duração de 16 horas, e no final receberam certificados”, informou a responsável da vigilância epidemiológica, Maria de Lourdes Cordeiro Santana. O curso foi ministrado pela Biomédica Yana Mofatto e pela Enfermeira Responsável da Saúde da Mulher, Juliana Mazaro.

Ainda segundo a Enfermeira Maria de Lourdes, quanto antes acontecer o diagnóstico e o início do tratamento, melhores são as chances de controlar o HIV, aumentando assim a expectativa de vida da pessoa com a doença. “No caso da sífilis, na gestação é necessário testar a gestantes duas vezes durante o pré-natal, na primeira consulta e no terceiro trimestre, preferencialmente na vigésima oitava semana, para que haja tempo do tratamento oportuno e assim evitar do bebê nascer com sífilis congênita, que é a forma que mais nos preocupa”, explicou.

Logo do Facebook Deixe seu comentário