Descalvado ocupa o 13º lugar em Gestão Fiscal na região central de SP, à frente de São Car

Descalvado ocupa o 13º lugar em Gestão Fiscal na região central de SP, à frente de São Carlos, Araraquara e Rio Claro

Webmaster 08/11/2019 - 21:39
Descalvado ficou na 215ª colocação no ranking paulista do Índice Firjan de Gestão Fiscal [IFGF] ao conquistar a nota 0,6272 na lista que compreende os 645 municípios do Estado de São Paulo. O estudo foi elaborado pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro [Firjan], com base em dados fiscais oficiais de 2018. O levantamento aponta que o município conquistou conceito de “Gestão de Excelência” em Autonomia, e de “Boa Gestão” em Gastos com Pessoal e Liquidez. Na classificação geral, a Prefeitura de Descalvado ficou com o selo de ‘Boa Gestão’.

A constatação de que Descalvado conquistou o conceito de “Boa Gestão” do IFGF veio com a divulgação do levantamento feito com base em dados oficiais repassados pelas próprias prefeituras à Secretaria do Tesouro Nacional [STN]. O resultado foi divulgado no último dia 31 de outubro pela Firjan, após analise das contas de 2018 de 5.337 municípios brasileiros.

No estudo – que tem o intuito de apresentar os desafios para a gestão municipal -, são avaliados os indicadores de Autonomia, Gastos com Pessoal, Liquidez e Investimentos. O indicador de Autonomia verifica a relação entre as receitas vindas da atividade econômica do município e os custos para manutenção da estrutura administrativa.

Segundo os dados a Firjan, entre os 42 municípios da região central de SP, Descalvado ocupa a 13ª posição do Índice Firjan de Gestão Fiscal, estando à frente de cidades como Porto Ferreira, Araraquara, Pirassununga, São Carlos, Rio Claro e São João da Boa Vista. O índice varia de 0 a 1 ponto, sendo que quanto mais próximo de 1, melhor a situação fiscal do município.

Para o Prefeito Becão, a boa colocação no ranking estadual, e, sobretudo, a excelente colocação no ranking regional do levantamento da Firjan, demonstra o comprometimento da equipe de governo em fazer uma gestão com muita seriedade e responsabilidade com as contas públicas. “Trabalhamos com seriedade. O resultado é um controle eficiente sobre as despesas da Prefeitura de Descalvado, buscando ampliar cada vez mais as receitas para dar mais autonomia ao município. Isso comprova que estamos no caminho certo”, destacou o prefeito.

De acordo com a Firjan, o Estado de São Paulo possui gestão fiscal favorável comparado à média nacional, mesmo com predominância de cidades com gestão fiscal em dificuldade. O IFGF apresenta um cenário dividido para a gestão fiscal das cidades paulistas em 2018. Se por um lado, a maior parte das cidades analisadas apresentou situação fiscal difícil, por outro, a análise comparativa coloca Descalvado e outros municípios paulistas em uma posição favorável em relação ao agregado do país.

Outro resultado apresentado pelo IFGF é que dentre as prefeituras brasileiras em situação crítica, 1.856 [34,8% delas] receberam nota zero em Autonomia, o que significa que elas sequer conseguem custear os gastos básicos da máquina pública. Segundo a Firjan, estas cidades que não se sustentam arrecadam, em média, R$ 3 milhões por ano, mas têm gasto médio de R$ 4,5 milhões com a estrutura administrativa.

Logo do Facebook Deixe seu comentário