Reforma do Velório Municipal será iniciada nesta segunda-feira

Reforma do Velório Municipal será iniciada nesta segunda-feira

Webmaster 20/09/2019 - 19:37
A Secretaria de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos [SPDOSP] da Prefeitura Municipal, informou que a reforma do Velório Municipal, localizado na Rua Diamantino Lopes. N.º 50, no centro de Descalvado, terá início nesta segunda-feira [23]. Uma reunião realizada na semana passada acertou os últimos detalhes antes do início da obra.

De acordo com o Secretário Junior Traldi, além de passar por uma grande reforma, o Velório Municipal também será ampliado, de forma a oferecer um espaço mais amplo e confortável aos familiares no momento de grande consternação. O Secretário informou que a obra foi licitada, e custará cerca de R$ 246 mil aos cofres públicos. A previsão é de que as obras se estendam por aproximadamente cinco meses.

Construído no início da década 1980, o Velório Municipal passará por uma grande reforma determinada pelo prefeito Becão e pelo vice Luiz Carlos Viana, que entenderam que já não era mais possível manter aquele local da forma como se encontra atualmente. A reforma contemplará a construção de mais uma sala mortuária, da readequação de todo o prédio conforme as normas de técnicas [inclusive do Corpo de Bombeiros] e de acessibilidade, incluindo a construção de um banheiro para deficientes e de um com trocador de crianças e uma sala reservada para descanso. A obra também inclui a construção de uma nova laje até o alinhamento com o passeio público [calçada], a troca de todo o telhado, o aterramento do espaço localizado nos fundos do prédio, bem como serão refeitas toda a instalação elétrica e hidráulica, incluindo a instalação de dispositivos de ventilação.

ALTERNATIVAS PARA A REALIZAÇÃO DE VELÓRIOS – Durante a reforma, haverá a necessidade de se realizar os velórios em espaços alternativos, conforme a opção dos familiares. “Tudo está sendo pensado para proporcionar opções que condizem com a necessidade, o desejo e o conforto dos familiares daqueles que forem velados durante este curto período em que o Velório Municipal estará em reforma. Com a ajuda e o envolvimento das lideranças religiosas de toda a cidade, optamos em oferecer diversas opções neste momento de consternamento e de dor particular de cada familiar”, explicou o prefeito Becão.

De início, a comunidade católica estará disponibilizando dois locais para a realização de velórios. O primeiro deles é a Igreja pertencente à comunidade de Santo Antônio, na confluência das ruas Cel. Rafael Tobias e Maestro Francisco Todescan [na região do bairro Novo Jardim Belém]. Já o segundo local disponibilizado é a Igreja pertencente à Comunidade São Judas, no Bairro Jardim do Lago. As famílias católicas poderão optar por um dos locais, observando-se apenas a restrição de alguns dias onde existem atividades nas igrejas.


Um acordo com a direção do Conselho de Pastores de Descalvado também definiu que os familiares ligados à comunidade evangélica poderão realizar o velório de seus entes na igrejas pertencentes às suas respectivas comunidades, dos quais também contarão com o suporte das empresas funerárias que operam na cidade.

Paralelamente, a Prefeitura Municipal também estará disponibilizando outros dois locais para a realização de velórios durante o período de obras do Velório Municipal. Ambos os locais estarão sendo oferecidos durante os finais de semana, de forma a não atrapalhar as atividades desenvolvidas tanto nas igrejas católicas quanto nas evangélicas.

A Secretaria de Obras estará adequando, também com a ajuda das empresas funerárias, um espaço localizado no interior da antiga Estação da Fepasa, e um segundo espaço no prédio recentemente construído para sediar o Centro de Referencia Turística, localizado na Praça do Lago. Os dois locais contam com uma cozinha, banheiros e cadeiras, e além de serem de fácil acesso, também possuem condições para o estacionamento de um considerável número de veículos.

“Gostaríamos de reforçar que estamos empenhando todos os esforços para oferecer as condições necessárias para que os familiares realizem, de forma digna e confortável, os velórios dos seus entes queridos. Esperamos que a reforma do Velório Municipal aconteça no menor tempo possível, mas enquanto isso, é preciso que haja compreensão de todos os munícipes, entendo a necessidade destes ajustes temporários”, explicou o prefeito Becão.

Por fim, resta consignar de que caberá às empresas funerárias a responsabilidade de oferecer a melhor opção para a realização do velório, dentro da disponibilidade de datas, de forma a definir o local que mais se adeque as necessidades dos familiares.

Logo do Facebook Deixe seu comentário