Descalvado, 23 de Setembro de 2019 Busca:   
Descalvado

Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura realizam ciclo de formações.

30/08/2019

Ao longo do mês de agosto, os gestores, coordenadores pedagógicos e professores de todos segmentos da Educação Básica da rede municipal de ensino estiveram reunidos para um ciclo de formações no salão da Secretaria de Educação e Cultura. As temáticas abordadas centraram-se na atuação dos profissionais da educação em questões relacionadas aos incidentes policiais em estabelecimentos de ensino e na identificação e revelação dos casos de pedofilia.

Nos dias 19 e 20 de agosto, os encontros foram mediados pelo Capitão PM Daniel Veiga e tiveram como objetivo o desenvolvimento da “imagem operacional comum”, através do compartilhamento de informações que proporcionem a compreensão ampla dos métodos de atuação da Polícia Militar na resolução de incidentes em estabelecimentos de ensino. Com uma metodologia participativa, o Capitão PM Veiga conduziu os participantes a refletirem acerca das atitudes nas respectivas unidades escolares quando da ocorrência de incidentes planejados, emergências e/ou desastres.

Já nos dias 26 e 27 de agosto, a advogada Josanete Monteiro de Casa Branca abordou juntos aos profissionais da Educação Infantil e dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental a delicada temática da pedofilia infanto-juvenil. A palestra apresentou o conceito de pedofilia e as formas de ocorrência desse crime, contextualizando-o no ambiente intra e extrafamiliar a partir das reflexões do perfil dos abusadores e de como agem. O objetivo principal foi conscientizar quanto à prevenção e a identificação dessa ocorrência subsidiando a construção de um olhar atencioso para o comportamento das crianças, tendo o cuidado para não revitimizá-la no momento da revelação que pode acontecer no ambiente escolar. Neste encontro, os monitores de creche também estiveram presentes ampliando assim a ocorrência de profissionais preparados para atuarem nas unidades escolares. Os professores dos anos finais do Ensino Fundamental tiveram essa mesma capacitação no mês de maio.

Estes momentos organizados pela Secretaria de Educação e Cultura caracterizam-se como investimentos na formação continuada de professores, um processo permanente de aperfeiçoamento dos saberes necessários à atividade docente considerando as demandas contemporâneas da nossa sociedade.




Voltar


Prefeitura Municipal e Secretaria de Educação e Cultura realizam ciclo de formações


 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2019 - Todos os direitos reservados