Governo recomenda vacinação contra sarampo para todas as crianças entre 6 meses e 1 ano

Governo recomenda vacinação contra sarampo para todas as crianças entre 6 meses e 1 ano

Webmaster 30/08/2019 - 22:54
O Ministério da Saúde recomendou que todas as crianças do país com idade entre seis meses e um ano tomem uma “dose zero” de vacinação contra o sarampo.

Além dessa dose zero, as crianças ainda deverão receber as vacinas previstas no calendário de vacinação. Os bebês devem tomar a vacina tríplice viral SCR [Sarampo, caxumba e rubéola] aos 12 meses de idade e, aos 15 meses, tomar a vacina tetra viral ou a tríplice viral + varicela, que é considerada a segunda dose.

A Seção de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Descalvado está reforçando as informações que a única prevenção é com a vacinação. O sarampo é uma doença viral grave, transmitida por via respiratória, por meio de secreções nasais e orais do doente, expelidas ao tossir, espirrar ou falar.

O sarampo acomete adultos e crianças e pode levar à internação e ao óbito, devido a complicações como pneumonia e encefalite, entre outras. É suspeito de ter sarampo todo indivíduo que apresenta febre e manchas avermelhadas pelo corpo, acompanhadas de um ou mais dos seguintes sinais e sintomas: tosse, coriza, conjuntivite, independentemente da idade e da situação vacinal.

Apresentando sintomas, procure uma Unidade de Saúde o mais rápido possível.

Veja abaixo quem precisa se vacinar:

- Até 29 anos: tem que ter 2 doses de vacina comprovadas em carteirinha;
- 30 a 59 anos: tem que ter 1 dose da vacina;
- Profissionais da Saúde: 2 doses, independentemente da idade.
- A partir de 60 anos não toma vacina.

É importante a apresentação da carteirinha de vacina e cartão SUS. Ainda de acordo com a Seção de Vigilância Epidemiológica, entre os dias 1 e 27 de agosto, foram aplicadas em Descalvado 25 doses da vacina SCR em crianças com idade entre 6 e 11 meses, 75 doses em crianças com idade entre 1 a 5 anos e 292 doses em adultos na faixa etária de 15 a 59 anos.

Em Descalvado, a vacina tríplice viral está disponível nos seguintes locais:

- Sala de vacina do Centro de Saúde Vital Brasil das 7h as 10h30 [segunda a sexta];
- USF Jd Albertina – 4ª feira das 8h às 10h;
- USF Tamanduá – 5ª feira das 8h às 10h;
- USF Morada do Sol - 6ª feira das 8h às 10h;

Lembrando que é indicado que a vacina SCR seja aplicada no período da manhã, uma vez que o frasco possui 10 doses e após aberto possui um tempo de vencimento.

Logo do Facebook Deixe seu comentário