Hospital Veterinário da Universidade Brasil de Descalvado-SP é referência no tratamento de

Hospital Veterinário da Universidade Brasil de Descalvado-SP é referência no tratamento de animais com câncer

Webmaster 29/08/2019 - 15:09
Local fica dentro do campus da Instituição e possui serviços especializados no diagnóstico e cura da doença cada vez mais comum em animais de estimação no país. Atendimento é aberto para todas as espécies e dispõe de tecnologia de última geração. Professor Dr. Paulo C. Jark, responsável pela Clínica Oncológica do curso de Medicina Veterinária, recebeu prêmio de Veterinário do Ano de 2018


A comunidade de Descalvado-SP e região têm desfrutado de importantes serviços clínicos especializados em Oncologia Veterinária, realizados no Hospital Escola do curso de Medicina Veterinária da Universidade Brasil, que fica localizado dentro do campus da Instituição. A clínica funciona de segunda a sexta-feira, entre 9h e 19h, e é aberta ao público.

O desenvolvimento e especialização da clínica no tratamento de câncer têm ligação direta com o aumento do número de casos no país nos últimos anos. Prevenção, monitoramento, quimioterapia, redução da dor e esperança são palavras constantemente relacionadas aos casos de câncer em humanos, e que também podem ser aplicadas sobre diagnóstico nos animais de estimação. O Hospital também faz parte da matriz curricular do curso de Medicina Veterinária da Instituição. O professor, mestre e doutor Paulo César Jark, é o especialista responsável pela clínica oncológica e ganhou o prêmio de Médico Veterinário do Ano de 2018, pela Vetnil.

Inaugurado há cerca de dois anos, o setor de serviços especializados da área da unidade de ensino dispõe de equipamentos de última geração e já acompanhou quase 700 casos da doença. O número engloba diversas espécies, dentre elas animais exóticos, bovinos, suínos, equinos, caprinos, ovinos, aves, cães e gatos. Entre os anos de 2017 e 2018, quase 500 casos foram contabilizados pela clínica. Já em 2019, mais de 200 novos já foram atendidos.

No local, é possível realizar o diagnóstico inicial, fazer exames e até possíveis tratamentos cirúrgicos ou quimioterápicos demandados por cada animal. O atendimento é aberto para todas as espécies, de silvestres a cães e gatos e grandes animais.

O estudo médico veterinário é amplo e relaciona o aumento da longevidade dos animais ao aparecimento de doenças como o câncer, relacionadas ao envelhecimento. Por isso, os métodos de tratamento e cura vêm avançando ao longo dos anos via vacinas, desenvolvimento da tecnologia diagnóstica e terapêutica e a oferta de rações balanceadas, além de outras medidas mais ‘saudáveis’ que promovam melhor qualidade de vida aos animais de estimação. “Os cânceres animais mais prevalentes são neoplasias mamárias e cutâneas, que são responsáveis pela maior casuística do Hospital Veterinário Escola”, contou o professor responsável Paulo César Jark.

O professor e doutor também é integrante do programa internacional da University of Wisconsin – Madison – EUA e presidente da Comissão Científica da Sociedade Latino Americana de Oncologia Veterinária [SLOVET], além de ter realizado outros estudos na área. Frente ao departamento Clínico Oncológico da Universidade Brasil desde sua implantação, Jark fez questão de ressaltar a importância dos cuidados diários e consultas frequentes dos animais para prevenção e tratamentos necessários.

“Os donos devem ficar atentos ao aparecimento de nódulos em seus animais, que devem ser interpretados com cautela e diagnosticados o mais breve possível. Os tratamentos oferecidos são cirurgia – quando necessário - quimioterapia, eletroquimioterapia e radioterapia. E, assim como em humanos, as taxas de cura são dependentes do tipo de tumor e do estágio da doença”, alerta.

Mas não é só atendimento oncológico que o Hospital Veterinário Escola realiza. Ainda segundo o professor, a alta demanda de casuística nas diversas áreas veterinárias faz com que a Universidade Brasil ofereça e subsidie outros tipos de atendimento relacionados à área animal.
São eles exames: gerais, de suporte clínico, como Ultrassom, Eletrocardiograma, Raios-X, Coproparasitológicos, Hematológicos, Hemoparasitários e Sorológicos; e limpezas de tártaro e necropsias.

Os atendimentos mais procurados são Oncologia, Ortopedia clínica e cirúrgica de pequenos e grandes animais, Dermatologia, Endocrinologia, Medicina de Felinos, Cirurgias oculares, Tratamentos clínicos e cirúrgicos de cólica equina e Parasitologia clínica.

Os tratamentos e procedimentos dependem do apoio de tecnologia, atuação de Médicos Veterinários contratados, especialistas de outras áreas relacionadas e equipamentos modernos, além de medicamentos e produtos para realização do serviço. Por isso, um valor-base é cobrado para mantimento do Hospital Escola.

Os alunos do curso de Medicina Veterinária acompanham os atendimentos e são beneficiados ao vivenciarem a rotina clínica e aulas práticas, a fim de aprimorarem os aprendizados obtidos em sala de aula: semanalmente, cerca de 80 estudantes realizam atividades complementares práticas de acompanhamento clínico no hospital. Sete médicos veterinários residentes no campus aprimoram os seus conhecimentos e também prestam apoio à clínica, aproveitando para desenvolver aptidões e habilidades em serviços veterinários clínicos, laboratoriais e cirúrgicos.

Um evento de conscientização e prevenção de casos de câncer animal deve acontecer no campus da Universidade Brasil de Descalvado-SP, no mês de outubro, em apoio à campanha do ‘Outubro Rosa’, uma ação feita anualmente pelo curso de Medicina Veterinária por meio do CEPA – Grupos de Estudos em Medicina de Pequenos Animais, com foco na prevenção de neoplasias mamárias em cadelas e gatas, além do estímulo a castração precoce.




Sobre o Hospital Veterinário Escola de Descalvado-SP da Universidade Brasil:
Horário de Funcionamento: Segunda a quinta-feira, das 9h às 19h
Sexta-feira das 09h00 às 18h00
Finais de semana: atendimento 24 horas para emergências de grandes animais
Local: Universidade Brasil – Descalvado: Avenida Hilário da Silva Passos, 950 – Descalvado-SP
Contato: [19] 3593-8528

Logo do Facebook Deixe seu comentário