SUS disponibiliza canetas de insulina visando melhora na qualidade de vida de pacientes co

SUS disponibiliza canetas de insulina visando melhora na qualidade de vida de pacientes com diabetes

Webmaster 24/08/2019 - 14:36
De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, o Diabetes Mellitus tipo 1 [DM1] é uma doença crônica caracterizada pela destruição parcial ou total das células &946; das ilhotas de Langerhans pancreáticas, resultando na incapacidade progressiva de produzir insulina. O DM1 refere-se a um conjunto de alterações metabólicas que se apresenta com hiperglicemia constante em função da deficiência na produção de insulina pelo pâncreas.

Indivíduos com DM1 dependem da administração de insulinas exógenas para manter os níveis de glicose no sangue na faixa da normalidade. Quando não devidamente controlado, o DM1 pode provocar episódios graves de hipoglicemia e cetoacidose a curto prazo, assim como alterações micro e microvasculares a longo prazo.

O Ministério da Saúde dispõe de linha de cuidado para o Diabetes Mellitus [DM], disponibilizando a insulina humana NPH, para a manutenção basal da glicemia, e a insulina humana Regular, de ação rápida, a ser administrada cerca de 30 minutos antes das refeições.

Durante discussões sobre o tratamento de Diabetes Mellitus com insulina no SUS pelos membros do Plenário da Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias [CONITEC] no SUS], foram apresentadas importantes considerações sobre o uso das canetas para aplicação de insulina, relacionadas à comodidade na aplicação, maior facilidade de transporte, armazenamento e manuseio e maior assertividade no ajuste da dosagem das unidades internacionais

Para atendimento da Portaria SCTIE nº 11, de 13 de março de 2017, o Ministério da Saúde disponibilizou canetas de insulina humana NPH , Regular e agulhas, cuja dispensação deverá ocorrer para usuários com Diabetes Mellitus Tipo 1, de faixa etária menor ou igual a 15 anos e maior ou igual a 60 anos

Maiores Informações podem ser obtidas diretamente na Farmácia Municipal de Descalvado, localizada na Rua 15 de Novembro, n.º 351-A, no centro, munidos de receituário médico e cartão do Usuário SUS.

Logo do Facebook Deixe seu comentário