Secretaria da Saúde discute os cuidados com a saúde mental

Secretaria da Saúde discute os cuidados com a saúde mental

Webmaster 17/08/2019 - 15:54
No último dia 9 de agosto, equipes da Secretaria de Saúde da Prefeitura Municipal de Descalvado se reuniram para discutir os cuidados em saúde mental à população, sendo uma reunião extremamente produtiva e colaborativa. O encontro foi realizado no PSF Dr. Raphael Chiarello, no Jardim Albertina.

Profissionais do Centro de Atenção Psicossocial [Caps], do Ambulatório de Saúde Mental, do Núcleo de Atenção Integral A Criança e ao Adolescente [NAICA], dos Núcleos de Apoio à Saúde da Família [NASF], além da própria Secretaria de Saúde, se reuniram com os médicos da Atenção Básica, de forma a debater a importância com os cuidados da saúde mental da nossa população.


Um dos objetivos da reunião foi traçar estratégias de forma a estimular a população, instituições e os órgãos públicos para que reflitam, debatam, conheçam, planejem e efetivem ações em prol da saúde mental e do combate ao adoecimento emocional dos indivíduos. A meta dos profissionais de Descalvado é de que todos sejam mobilizados para o atendimento de qualidade aos munícipes.

Segundo o Secretário de Saúde, Wander Bonelli, a discussão dos cuidados em saúde mental é um tema ainda pouco difundido e discutido pela sociedade. “A saúde mental envolve diferentes dimensões, como a garantia e satisfação de necessidades humanas básicas, tais como a alimentação, a moradia, o trabalho. Envolve também recursos emocionais próprios para lidar com as situações cotidianas de vida e de convivência com o outro em sociedade”, afirmou.

Desde 2000, a Organização Mundial de Saúde [OMS], vem chamando a atenção dos povos para o crescimento dos índices de adoecimento na área da saúde mental. Segundo dados divulgados pela OMS, em 2017, o Brasil ocupava o primeiro lugar no ranking das nações com mais casos de transtorno de ansiedade, e a quinta colocação em casos de depressão.

Logo do Facebook Deixe seu comentário