Prefeitura e Sicoob Crediguaçu avançam a restauração do “Jardim Velho”

Prefeitura e Sicoob Crediguaçu avançam a restauração do “Jardim Velho”

Webmaster 28/06/2019 - 23:32
A parceria firmada entre a Prefeitura Municipal de Descalvado e o Sicoob Crediguaçu para a revitalização e manutenção da Praça Barão do Rio Branco [popularmente conhecido como ‘Jardim Velho’], começa a tomar formas concretas.

Após concluir diversos trâmites burocráticos, planejar as etapas das melhorias e realizar diversas cotações orçamentárias, a cooperativa financeira já iniciou seus trabalhos ao contratar duas empresas terceirizadas para serviços de vigilância, conservação e jardinagem no espaço público.

Todos os trabalhos têm sido acompanhados de perto pelo Secretário de Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Públicos da Prefeitura, engenheiro Júnior Traldi, que foi nomeado pelo prefeito Becão e pelo vice Luiz Carlos para ser o gestor do Termo de Cooperação firmado entre a Prefeitura e o Sicoob Crediguaçu.

Segundo ele, a praça estará passando por uma reforma geral e isso demanda tempo para que sejam efetuados todos os serviços necessários. “É uma praça com muitos detalhes de execução e por isso exige uma completa obra de restauração e não simplesmente de reforma e há uma diferença muito grande neste tipo de serviço. São detalhes grandes como restauro do coreto, passeios, bancos, postes de iluminação, canteiros, pontos de fornecimento de água para irrigação e recuperação do chafariz”, disse.

Neste sentido, o Sicoob Crediguaçu já empenhou esforços e contratou empresa especializada para recuperação dos 32 postes no estilo colonial que estavam instalados na praça. Os mesmos, além de restauro e nova pintura, tiveram altura aumentada em 1,5 metros aproximadamente com o intuito de evitar furtos e atos de vandalismo. Outros 25 novos refletores serão instalados ao lado das figueiras existentes no jardim, no intuito de proporcionar efeitos de iluminação que auxiliará na claridade do espaço. Para isso, explicou Traldi, também haverá a necessidade de refazer toda a parte elétrica da praça, de modo a comportar o novo sistema de iluminação de LED que será instalado.

A cooperativa também adquiriu novos bancos de madeira, desenvolvidos de maneira idêntica aos que existiam ao redor do coreto no início do século passado, dos quais, depois de instalados, acompanharão de forma harmônica a decoração em estilo colonial das grades, molduras e revestimentos do monumento, que também será totalmente restaurado com o patrocínio da instituição parceira.

Outro ponto importante da restauração diz respeito à revitalização dos canteiros e sua recuperação arbórea. O Sicoob Crediguaçu tem mantido contato com técnicos da Secretaria de Agricultura do município a fim de receber orientação quanto aos procedimentos para adequação do espaço. “A recuperação dos canteiros exige trabalhos dos quais incluem a retirada de algumas árvores doentes e outras que estão em total desacordo com o local, impedindo inclusive, o crescimento e o desenvolvimento de outras espécies e do gramado”, explicou Traldi.

O Diretor-Presidente do Sicoob Crediguaçu, Mauro Benedito de Lima, fala da parceria. “Estamos diante de um trabalho minucioso de restauro de umas das mais importantes praças do nosso município. O Sicoob Crediguaçu, imbuído do sétimo principio do cooperativismo, que é o Interesse pela Comunidade, abraçou essa iniciativa e não temos medido esforços para oferecer, o quanto antes, uma praça revitalizada e que atenda as expectativas da nossa população. Primeiramente, dedicamo-nos aos estudos e ao cumprimento das normas que uma parceria dessa magnitude exige, o que, inevitavelmente, demanda tempo. Muito já foi feito e temos recebido todo o apoio necessário da municipalidade que nos ajuda e orienta quanto às etapas desse importante projeto”, pontuou.

Além de todo o restauro e recuperação da praça, a cooperativa adianta outros projetos que pretende realizar no Jardim Velho como monitoramento via câmeras 24 horas por dia e oferecimento de Internet Wi-Fi. Eventos culturais também estão sendo formatados junto ao sistema cooperativo com o intuito de trazer a população para convivência na praça.

Nesta semana, cabe lembrar, o Sicoob Crediguaçu providenciou a instalação provisória de refletores de LED em pontos estratégicos, de forma a proporcionar condições mínimas de iluminação, até que os postes originais sejam recolocados em definitivo. Por isso, a Prefeitura também pede a compreensão da população nesta importante fase da restauração da praça, e prestando também o apoio imprescindível para que o nosso Jardim Velho volte a ser uma das praças bonitas de toda a nossa região!
Logo do Facebook Deixe seu comentário