Não coloque objetos cortantes junto ao lixo doméstico

Não coloque objetos cortantes junto ao lixo doméstico

Webmaster 20/06/2019 - 10:40
A Secretaria Planejamento, Desenvolvimento, Obras e Serviços Púbicos emitiu uma nota reforçando o alerta para que a população não descarte objetos cortantes, agulhas, vidros ou qualquer outro material semelhante junto ao lixo domiciliar.

O pedido ocorre para novamente alertar sobre os riscos de esta prática causar acidentes com os coletores de lixo. Como todos sabem, já foram diversos acidentes em que os coletores de lixo machucaram-se durante o trabalho, ao transportar um saco de lixo domiciliar que continha cacos de vidro.

De acordo com a Secretaria, os objetos que podem ocasionar este tipo de acidente devem ser embalados, identificados e descartados separadamente do saco de lixo.

“Além de exemplo de educação, agir de modo correto com o manejo de resíduos representa responsabilidade social e, acima de tudo, um dever de todo o cidadão. Portanto, pedimos atenção e cuidado ao descartar materiais que podem ferir o nosso servidor”, destacou o Secretário Geraldo Antonio Traldi Junior.

Vidros, por exemplo, devem estar embalados em papel resistente ou dentro de caixas com indicações de material cortante. Atenção importante também para os chamados resíduos sólidos especiais – como lâmpadas fluorescentes, pilhas, pneus, baterias, resíduos hospitalares, materiais tóxicos, radioativos e explosivos em geral – que não podem ser colocados junto ao lixo domiciliar, pois oferecem perigo a quem transporta e manuseia esses materiais, bem como contaminam o meio ambiente.

Outra orientação é quanto à possibilidade da separação do lixo domiciliar em dois grupos: resíduos molhados [materiais orgânicos/não recicláveis] e resíduos secos [recicláveis – papel, vidro, plástico e metal]. A Secretaria destacou que a simples atitude de separar o lixo domiciliar dos materiais recicláveis colabora não só com o serviço de coleta, mas também com a reciclagem daquele material que pode ser reaproveitado, contribuindo assim para a preservação do meio ambiente, e evitando também que alguns ‘catadores’ revirem o lixo orgânico, deixado sujeira defronte as residências antes da passagem do caminhão que faz a coleta regular.

Logo do Facebook Deixe seu comentário