Descalvado, 31 de Maio de 2020 Busca:   
Descalvado

Discente da Universidade Brasil de Descalvado lança glossário bilíngue de Zootecnia

14/06/2019

Material conta com tradução de mais de 600 termos da área e contribui com a democratização do conhecimento científico



Você sabe o que é Ruminants? E Crupe protein? Imagina o que seja Feedlot e Lactating cows? Caso não tenha noção do que se trata, não há problemas. Agora, os profissionais da área de zootecnia terão a facilidade de terem a tradução de alguns termos técnicos nas mãos, graças à Maria Helena Ferrari, discente do Programa de Mestrado em Produção Animal da Universidade Brasil de Descalvado-SP. A professora e coordenadora do Centro de Idiomas do Instituto Federal de Rondônia [IFRO] lançou um glossário bilíngue – em português e inglês - de termos técnicos do curso de Zootecnia. A exposição do material aconteceu na III Semana de Zootecnia do Instituto, um evento destinado a profissionais da área, em maio.

A mestranda revelou que o que a levou a pensar em produzir o conteúdo com duas opções de linguagem foi o fato de perceber a dificuldade dos seus alunos em compreender termos técnicos de Produção Animal apresentados na língua inglesa, o que, segundo ela, pode atrapalhar no estudo e pesquisa, pois os países que mais investem em ciência e inovação tecnológica exigem o conhecimento da língua.

“Ao realizar a leitura instrumental em inglês nas minhas aulas percebi a dificuldade de encontrar instrumentos de tradução específicos para área de Produção Animal. Por isso, tive a ideia de criar este glossário e lapidar, junto com os coordenadores e docentes do curso de Mestrado em Produção Animal da Universidade Brasil”, afirma.

O glossário foi construído com base na análise de artigos científicos publicados no Journal of Animal Science, no ano de 2017, revista especializada em assuntos ligados ao curso de Zootecnia, e que conta com aproximadamente 630 palavras e termos gerais das diversas categorias.

Segundo Helena, “a divulgação do resultado das pesquisas brasileiras é realizada por periódicos e revistas científicas, às quais passam a exigir seus manuscritos em inglês. Desta forma, o glossário deve contribuir com a democratização do conhecimento científico e suprir a necessidade dos estudantes da área da produção animal”.

“Em uma pesquisa realizada em 88 países, o Brasil é classificado como país de baixa proficiência do Inglês e ocupa a 41º posição [English First, 2017]. Outro aspecto que torna relevante estes termos técnicos produzidos em inglês é o fato de dar acesso ao maior número de pessoas não nativas, que poderão acessar pesquisas de estudantes brasileiros”, conclui.

O glossário pode ser encontrado em sua versão gratuita pelo link: http://www.pmppa.com.br/tradutor/ . Para adquirir a versão impressa é necessário fazer solicitação via email. O valor é de R$ 25.





Voltar




 
















Notícias
Descalvado
Câmara Municipal
Esporte
Notas Policiais
Região
Brasil e Mundo
Geral
Música
Fotos
Canais
Conheça Nossa Cidade
Boca no Trombone
Horóscopo do Dia
Previsão do Tempo
Guia Rodoviário
Política Agora
Blogs e Colunas
Cozinhando com Aline
Marcos Felipe Chiaretto
Mexa-se
Utilidade Pública
Farmácia de Plantão
Balcão de Empregos
Notas de Falecimento
Guia Comercial
Consulte Multas
Interativo
Fale Conosco
Sugestão de Matérias
Anuncie no Descalvado Agora
Empregos
Fale Conosco
Descalvado Agora 2009-2020 - Todos os direitos reservados