No Assentamento ‘Dois De Janeiro’ - Prefeito participa de encontro com pesquisador de univ

No Assentamento ‘Dois De Janeiro’ - Prefeito participa de encontro com pesquisador de universidade escocesa

Webmaster 08/06/2019 - 07:17
No último dia 30 de maio, o Prefeito Becão participou de uma reunião realizada no Assentamento Rural ‘2 de Janeiro’, que contou com a participação de assentados, lideranças dos movimentos agrários e do pesquisador da Universidade Strathclyde [localizada na Escócia], Dr. Bryan Garvey.

Dentre as lideranças das famílias assentadas na comunidade agrária ‘Dois de Janeiro’ estavam a Presidente da Associação das Agricultoras e Agricultores Familiares do Assentamento Dois de Janeiro [AFAJAN], Marina Conti Araújo, e do Presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares dos Municípios de Descalvado, Porto Ferreira e Santa Rita do Passa Quatro, Zaquel Aguiar. A chefe da unidade da Coordenadoria de Desenvolvimento Rural Sustentável em Descalvado, Eng. Agr. Adriana Amaral de Oliveira Bueno, também participou do encontro.

Dentre os tópicos abordados no encontro, o presidente do Sindicato dos Agricultores Familiares destacou a importância da aproximação do Poder Público Municipal e das famílias de assentados. Zaqueu reconheceu o quanto a Prefeitura de Descalvado tem feito pelas famílias assentadas nas comunidades agrárias do município, citando como exemplos os serviços da Patrulha Agrícola e dos serviços de atenção à saúde dos assentados, mas salientou algumas ações que ainda carecem de um olhar mais atento das autoridades locais. Zaqueu também frisou o quanto a gestão do Prefeito Becão e do vice-prefeito Luiz Carlos tem feito para as comunidades agrárias, reforçando que a atual administração é a quem mais tem colaborado com as famílias de assentados desde o início das atividades rurais, há mais de 10 anos.

Já o prefeito Becão agradeceu pelo reconhecimento, e disse que a parceria entre a Prefeitura Municipal e as comunidades agrárias do município deverá ser fortalecida, e que este tipo de encontro promove justamente uma maior aproximação dos assentados e do poder público. “Felizmente hoje, o município assimilou a importância dos assentamentos rurais para Descalvado, sendo nítida a mudança no comportamento da população local e o respeito que as famílias dos assentados conquistaram junto a nossa comunidade”, disse Becão.

“A Patrulha Agrícola e o Programa de Aquisição de Alimentos [PAA] são hoje ótimos exemplos de como a parceria entre a Prefeitura e as comunidades agrárias vem trazendo grandes benefícios e proporcionam ótimos resultados para as atividades dos assentados. É importante frisar que esta é uma via de mão dupla, ou seja, não basta apenas a Prefeitura fazer a sua parte, mas também cabe a todos vocês a busca pelo seu crescimento e pelo sustento das suas famílias e da sua comunidade”, comentou o prefeito sobre o que vem sendo feito pelo Poder Público Municipal nestes últimos anos.

Atento a tudo, o Dr. Brian enalteceu a luta das famílias de assentados e as conquistas que vem sendo alcançadas ao longo dos últimos tempos, em todo o Brasil. “A reforma agrária no Brasil serve de inspiração para todos os países do mundo, especialmente na Europa, de onde eu venho. A nossa luta agora, é pelo desenvolvimento de uma produção sustentável, ecológica, e que garanta o futuro das próximas gerações”, disse o pesquisador irlandês em sua segunda visita à comunidade “Dois de Janeiro”.

Vale ressaltar que o Dr. Brian Garvey é membro grupo de pesquisa “Trabalho e Globalização”, na Escola de Negócios da Universidade de Strathclyde. Ele tem experiência em educação comunitária, organização do trabalho e contestação trabalhista rural em cadeias de mercadorias globalizadas para a nova produção de energia. Em sua primeira visita a Descalvado, há cerca de dois anos, Garvey fechou uma parceria com a comunidade ‘Dois de Janeiro’ que já permitiu o envio de recursos que deverão, em breve, ser aplicados, na construção de uma pequena indústria naquele assentamento.
Logo do Facebook Deixe seu comentário