Campanha de vacinação contra gripe entra na última semana

Campanha de vacinação contra gripe entra na última semana

Webmaster 24/05/2019 - 16:53
Em Descalvado, a meta é vacinar 10.617 pessoas contra o vírus Influenza.


Até o dia 31 de maio, conforme cronograma do Ministério da Saúde, as doses gratuitas contra a gripe continuam disponíveis na rede pública de saúde para todos os grupos do público-alvo. Em Descalvado, a meta é imunizar em torno de 1.904 crianças com idade entre 6 meses e menores de 6 anos, 791 trabalhadores da saúde, 250 gestantes, 41 puérperas, 4.407 idosos, 383 professores e 2.841 doentes crônicos, totalizando um público de 10.617 pessoas.

A campanha - que ocorre desde o dia 10 de abril - já vacinou 8.429 pessoas em Descalvado, o que representa cerca de 80% do público alvo. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde é de 90%. Comparado a outras cidades da região, até o momento o município apresenta bons resultados, mas a equipe de profissionais da Secretaria de Saúde está realizando algumas ações para melhorar esta meta.

Dentre as ações, a Secretaria Municipal de Saúde, conjuntamente com a Secretaria Municipal da Educação, está organizando com o apoio de diretores e professores, a conscientização da importância das vacinas. A ação envolve os pais e responsáveis dos alunos nos centros de educação infantil e escolas municipais de educação infantil [EMEI] públicas, bem como nas creches [CEI]. Em um primeiro momento, estão sendo recolhidas as carteirinhas de vacinação para avaliação das doses em atrasos, para depois serem prestadas todas as orientações para a vacinação das crianças.

A vacina é a principal forma de prevenir à doença. “Aumentar as coberturas vacinais é fundamental para que possamos reforçar a proteção e, por isso, solicitamos aos que ainda não se vacinaram, para que não deixem de comparecer aos postos de vacinação”, explicou a enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Descalvado, Maria de Lourdes Cordeiro Santana.

PÚBLICO ALVO AMPLIADO – A Campanha Nacional de Vacinação Influenza deste ano ampliou a idade máxima para crianças. Diferentemente dos anos anteriores, crianças menores de 6 anos de idade também deverão ser imunizadas neste ano. De acordo com a enfermeira Maria de Lourdes C. Santana, responsável da Vigilância Epidemiológica do município [órgão vinculado à Secretaria de Saúde], a meta é imunizar pelo menos 90% de cada um dos grupos prioritários.

Veja abaixo quem precisa se vacinar contra a Influenza:

- Crianças com idade a partir dos 6 meses de vida e 6 anos incompletos [5 anos, 11 meses e 29 dias];

- Mulheres grávidas em qualquer idade gestacional devem tomar a vacina;

- Mulheres que deram a luz recentemente, no período de até 45 dias após o parto, também devem se imunizar [esse grupo deve apresentar um documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento do bebê, cartão da gestante ou um documento do hospital onde ocorreu o parto];

- Trabalhador da área de saúde [todos os funcionários da área da saúde dos serviços públicos e privado];

- Professores [todos os professores das escolas públicas e privadas têm direito à vacina];

- Idosos com mais de 60 anos [para serem imunizadas, pessoas com 60 anos ou mais de idade deverão apresentar um documento que comprove a idade];

- Pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais [para este público, será necessária a apresentação de uma prescrição médica que especifique o motivo da indicação da vacina].

Doadores de sangue que tomarem a vacina contra a Influenza devem aguardar 48 horas após a aplicação da dose para doar sangue. A vacina também é contraindicada para crianças menores de 6 meses e para cidadãos com histórico de reação alérgica grave à proteína do ovo.

É importante ressaltar que todos que procurarem pela vacina deverão portar o ‘Cartão do SUS’ e carteira de vacina para receber o atendimento.

Logo do Facebook Deixe seu comentário