Filho de Mazzaropi é recebido em Descalvado pelo prefeito Becão

Filho de Mazzaropi é recebido em Descalvado pelo prefeito Becão

Webmaster 27/04/2019 - 20:31
Na última segunda-feira [22], o prefeito Becão recebeu em seu gabinete o ator e especialista em legislação de trânsito, André Luiz de Toledo, o ‘André Mazzaropi’, filho de criação do cineasta e humorista Mazzaropi, que fez grande sucesso no cinema nacional entre as décadas de 1950 e 1970. Participaram do encontro o Secretário de Obras e Serviços Públicos, Junior Traldi, o Diretor de Gabinete, Rodrigo de Oliveira, e o responsável pelo Departamento Municipal de Trânsito, Vagner Augusto.

André veio a Descalvado para apresentar seu novo projeto, ligado a educação de trânsito nas escolas de ensino fundamental em todo o Brasil. Depois de 36 anos lutando pela preservação da cultura caipira brasileira, o filho do Jeca Mazzaropi lançou o projeto ‘Tem um Jeca no Trânsito’, visando o cumprimento do Artigo 76 do Código de Trânsito Brasileiro [Lei 9.503/1.997].

De acordo com o CTB, tornou-se obrigatório a educação de trânsito nas escolas de ensino fundamental em todo o Brasil. O Artigo 76 da Lei prevê que, por meio de planejamento e ações coordenadas entre os órgãos e entidades do Sistema Nacional de Trânsito e de Educação, da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, nas respectivas áreas de atuação, promovam a educação de transito em escolas dos municípios brasileiros.

Segundo explicou André Mazzaropi ao prefeito Becão, com o apoio do agente de trânsito mirim ‘Jequinha’ são realizadas ações nas escolas por meio de palestras, seminários e fórum de debates sobre trânsito, além da distribuição da Revistinha do ‘Jequinha André Mazzaropi’, com desenhos que foram produzidos pelo artista gráfico [quadrinista] David Nell.

Atento às explicações do ator e especialista em trânsito, Becão confirmou que desde o início deste ano, a Prefeitura de Descalvado passou a oferecer nas redes pública e privada de ensino - por meio da parceria com a Polícia Militar e através do Proerd -, noções básicas de comportamento e segurança no trânsito, de forma a orientar e educar os alunos descalvadenses. Mesmo, assim o prefeito ressaltou que novas ações poderão complementar o trabalho que já vem sendo realizado, oportunidade em que poderá ser feita uma análise mais aprofundada do projeto desenvolvido por André Mazzaropi.

FILHO DO JECA - André Luiz de Toledo, que nasceu em Taubaté, conheceu Amácio Mazzaropi em 1968, aos 11 anos, quando o artista filmava no Convento Santa Clara, também em Taubaté, o filme "No Paraíso das Solteironas". Em 1975, ao adoecer, Mazzaropi encontrou amparo em André.

Dois anos depois e já recuperado, Mazzaropi convidou o jovem para interpretar seu filho no cinema. Nascia assim o "Filho do Jeca", que participou dos filmes "Jecão Um Fofoqueiro no Céu", "Jeca e Seu Filho Preto", "A Banda das Velhas Virgens" e "O Jeca e a Égua Milagrosa".

André também participou de vários espetáculos ao lado do Mazzaropi. A parceria se estendeu até a morte do Jeca, em 1981. Dois anos depois, André Luiz se arriscou a reviver Mazzaropi no palco e em 10 de setembro de 1983, ele se vestiu de filho de Jeca, com direito a chapéu de palha, camisa xadrez, calça caqui e botina e se apresentou em um bar. A iniciativa deu certo e o projeto foi crescendo.

Já no ano de 1992, André iniciou sua trajetória como ‘Especialista em Legislação de Trânsito’. Na função de Assessor Técnico Executivo e Legislativo, André prestou atendimentos e consultorias técnicas a acidentados em trânsito junto a Presidência e Vice-Presidência da República, bem como ao Hospital Sarah Kubitschek e a ONG Associação das Pioneiras Sociais de Brasília. Com o conhecimento adquirido ao longo dos anos, também prestou serviços junto aos parlamentares que participaram da elaboração, no Congresso Nacional, da Lei 9.503, de 23 de Setembro de 1.997, que instituiu o Código de Trânsito Brasileiro.
Logo do Facebook Deixe seu comentário