Espetáculo “Tentativas Contra o Vento” será apresentado em Descalvado

Espetáculo “Tentativas Contra o Vento” será apresentado em Descalvado

Webmaster 13/04/2019 - 17:36
No próximo dia 26 de abril [sexta-feira] o espetáculo “Tentativas Contra o Vento”, do ator e bailarino Chico Lima, será apresentado em Descalvado, através do edital ProAC, no Espaço Cultural Galhofas. Além do provocativo espetáculo de dança, Chico ministrará uma oficina de dança contemporânea, ambos os eventos compondo a IV Mostra de Dança Galhofas, promovida pelo Grupo Galhofas e Associação Artística Cultural de Descalvado.

A programação da IV Mostra de Dança Galhofas também conta com espetáculo “Corpo” do Grupo Raízes da Escola de Dança Rubiane Burim de Porto Ferreira e uma Noite de Solos de dança da região.

“Tentativas Contra o Vento” é o primeiro solo em dança do ator e bailarino Chico Lima. Resultado de um intenso processo criativo guiado por 3 coreógrafas com as quais o artista já havia trabalhado [Andréia Yonashiro, Morena Nascimento e Lu Favoreto], e em parceria com os artistas Tiago de Mello na trilha sonora, e Cauê Gouveia na iluminação, a coreografia trafega por diferentes estruturas corporais, fisicalidades que se tornam uma prece circular, uma evocação de uma visão, a psicografia de uma mensagem captada pelo corpo. Neste trabalho, a dança é colocada como uma tentativa alquímica constante de transformar a matéria corpo em outra coisa. Confrontando o vento produzido por dois ventiladores industriais, o bailarino mistura-se com os materiais plásticos propostos neste trabalho, confunde-se e transforma-se em novas formas entre o caótico e o suspenso. Entregando-se ao vento, o corpo parece aprender a permanecer e adaptar-se, e encontrar maneiras de seguir neste processo.

No espaço da encenação, apenas o bailarino, o público, e dois ventiladores. Os espectadores se deslocam livremente durante o espetáculo e ingressam na jornada do bailarino em sua dança alquímica, buscando a transformação do corpo e a abertura para atravessamentos das forças invisíveis nos cruzamentos do espaço, luz, som e movimento. O trabalho é fruto de intensa pesquisa partindo do vento e da liberdade como temas poéticos, além do estudo do círculo e de estruturas cíclicas e repetitivas. “Tentativas Contra o Vento” conta com o apoio da Secretaria de Cultura do Estado de São Paulo através do edital ProAC 2014.

Sobre “Tentativas Contra o Vento”
O espetáculo é uma prece circular, uma evocação de uma visão. A transmissão de uma mensagem captada pelo corpo. Uma tentativa alquímica constante de transformar a matéria corpo em outra coisa, entregar-se ao vento e aprender a permanecer e seguir.

Com concepção e atuação de Chico Lima, ‘Tentativas Contra o Vento’ tem como colaboradoras Andreia Yonashiro, Lu Favoreto e Morena Nascimento, desenho de som de Tiago de Mello, iluminação de Cauê Gouveia, figurino de Leandro Benites, registro de atividades em vídeo e fotos por Luiza Folegatti e assistente de produção Eduardo Bordinhon. O espet´culo possui duração de 40 minutos, e tem classificação indicativa de 12 anos [livre para todas as idades].

SERVIÇO:
Programação da IV Mostra de Dança Galhofas

26/04 as 20h: Espetáculo “Tentativas Contra o Vento”
Campo Fictício / Classificação Livre

27 e 28/04, das 14h às 17h: Oficina de Dança Contemporânea “Operações Coletivas Dança em Massa”
Campo Fictício
Inscrições pelo site campoficticio.hotglue.me

27/04 as 20h: Espetáculo “Corpo”
Grupo Raízes
Classificação Livre

28/04 as 20h: Espetáculo “Noite de Solos”
Classificação Livre

Toda a programação é gratuita e acontece no Espaço Cultural Galhofas [R. Nicolau Antônio Lobo, 364, centro de Descalvado]. Os ingressos serão distribuídos com 45 minutos de antecedência.

Logo do Facebook Deixe seu comentário