Secretaria realizou a sua ‘Plenária Municipal de Saúde’

Secretaria realizou a sua ‘Plenária Municipal de Saúde’

Webmaster 13/04/2019 - 17:33
A Secretaria Municipal de Saúde, em parceria com o Conselho Municipal de Saúde [CMS], realizou no último dia 4 de abril, no prédio da Câmara Municipal de Descalvado, a sua Plenária Municipal de Saúde, oportunidade em que foram discutidas e debatidas as demandas e as propostas para a saúde pública do nosso município.

Participaram do evento o Prefeito Becão, o Presidente da Câmara, Sebastião José Ricci, o representante do Conselho de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo [COSEMS/SP], Edvaldo Alves Trindade, a Presidente do CMS, Vânia Bertoli Franco, os Secretários Municipais Wander Bonelli [Saúde], Maria do Carmo Marcatto Reschini [Assistência e Desenvolvimento Social] e Valdecir Marcolino [SEMARH], e os vereadores Luis Guilherme Panone, Debora Cabral, Reinlado R. da Cruz e Vagner Basto. Além disso, a Plenária também contou com a presença das Secretárias de Saúde de Porto Ferreira e de Ibaté, Vera Lucia Vizioli e Elaine Sartorelli, respectivamente, bem como da vereadora Maria Aparecida Santos – a ‘Cidinha do Oncológico’ -, da cidade de São Carlos.

Sob o tema ‘Democracia e Saúde’, a plenária também elegeu três representantes da população [usuários da rede pública de saúde], além de um trabalhador da rede e um representante da gestão pública, para representarem Descalvado nas etapas regional, estadual e nacional organizadas pelo Conselho Nacional de Saúde [CNS].

Além da eleição para a escolha dos representantes municipais, o Secretario de Saúde também abordou assuntos relacionados às políticas públicas das redes de saúde, tanto a nível municipal quanto a níveis estadual e federal. “Se cada município fizer a sua parte de maneira eficiente, certamente teremos condições de cobrar uma saúde melhor. E fundamental a importância da participação da comunidade neste processo, para que todos saibam quais as competências do município, do Estado , e da União, através do Ministério da Saúde”, disse Wander Bonelli ao explicar que as discussões da I Plenária servirão de base para os debates que serão realizados durante a 16ª Conferencia Nacional de Saúde, e que será realizada em meados deste ano, em Brasília.

Já o prefeito Becão fez um balanço do trabalho que a atual administração tem feito ao longo dos últimos dois anos e quatro meses, implantando melhorias no serviço e na estrutura física das unidades, renovando a frota de veículos e reforçando o estoque de medicamentos. Becão salientou que, além de prioritária, a área da saúde é a que mais consome recursos da Prefeitura, e que cada vez mais, as políticas públicas implementadas pelo Estado e pela União oneram demasiadamente os cofres das Prefeituras Municipais, mas que mesmo diante de todas as dificuldades, a saúde do município de Descalvado vem se consolidando com uma referência para as demais cidades do estado de São Paulo.
Logo do Facebook Deixe seu comentário