Vigilância Epidemiológica divulga balanço com a situação da dengue no município de Descalv

Vigilância Epidemiológica divulga balanço com a situação da dengue no município de Descalvado

Webmaster 13/04/2019 - 17:27
A Vigilância Epidemiológica de Descalvado – órgão vinculado à Secretaria de Saúde – divulgou no último dia 9 de abril um balanço com a situação dos casos de dengue registrados no município dede o início deste ano. De acordo com a enfermeira Maria de Lourdes Cordeiro Santana, Descalvado conta com 58 casos notificados de dengue, sendo que 40 deles apresentaram resultado negativo, 12 positivos, e outros 6 aguardando o sexto dia para fazer o de teste rápido da doença.

A Chefe da Vigilância epidemiológica também informou que agora o município adquiriu o kit de teste rápido de dengue, tornando o diagnóstico de infecção primária e secundária da doença mais rápido e seguro. De acordo com ela, as informações obtidas estão associadas à resposta imune e são essenciais para a tomada de conduta do paciente. Nos casos onde houverem confirmação, será feito o trabalho de nebulização conforme o protocolo da SUCEN.

Maria de Lourdes destaca que os critérios para fazer o teste rápido de dengue são rígidos. A pessoa com suspeita de dengue e com um quadro febril precisa procurar pelo atendimento na Unidade de Saúde do bairro para o registro da notificação, apresentando também duas ou mais das seguintes manifestações: náuseas, vômitos, manchas no corpo, cefaleia, dor retroorbital e estar no 6º dia de sintomas.

O suspeito de ter contraído a doença que passar pelo atendimento no Pronto Socorro ou em consultas particulares ou de convênios [São Francisco / Unimed] também terá que procurar pela unidade mais próxima da sua casa, para fazer a notificação.

Confira abaixo as unidades que o registro de notificação dos casos de dengue:

CENTRO DE SAUDE VITAL BRASIL
UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA SANTA CRUZ
UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA SAO SEBASTIAO
UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA JARDIM DO LAGO
UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA JARDIM COLONIAL
UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA MORADA DO SOL
UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA JARDIM ALBERTINA
UNIDADE DE SAUDE DA FAMILIA TAMANDUA

A Vigilância Epidemiológica também lembra a população que com a chegada dos meses sazonais, a proliferação de determinadas doenças atinge, em especial, pacientes imunossuprimidos, idosos e crianças. O período é favorável para a contaminação por doenças diarreicas agudas e Influenzas, doenças estas que muitas vezes possuem sintomas parecidos com a da dengue.

Logo do Facebook Deixe seu comentário