Ação na área da Primeira Infância em Descalvado é premiada em Seminário de Boas Práticas

Ação na área da Primeira Infância em Descalvado é premiada em Seminário de Boas Práticas

Webmaster 21/03/2019 - 15:01
No ano de 2018, a Secretaria Estadual de Saúde e a Fundação Maria Cecília Souto Vidigal realizaram um mapeamento de boas práticas na área da Primeira Infância nos 41 municípios do estado de São Paulo participantes do Programa ‘São Paulo pela Primeiríssima Infância’ [SPPI]. Das 132 práticas inscritas, a prática "Implantação de espaços lúdicos" foi selecionada entre as 10 mais representativas, sendo que, as práticas “Relação Escola-Família” e “Parceria com Conselho Municipal da Criança e do Adolescente” também estiveram entre as 40 finalistas.

O SPPI foi implantado em Descalvado no ano de 2014, desenhado sob a premissa de que a promoção à saúde integral da criança e o aprimoramento das ações de prevenção de agravos e assistência são objetivos que, além de reduzirem a mortalidade infantil, apontam para o compromisso de se prover qualidade de vida favorecendo o desenvolvimento da criança em todo o seu potencial. Nos três anos de atuação, o programa contribuiu com a implantação de ações no município voltadas ao pré-natal, puerpério e amamentação, puericultura, humanização do parto e implementação na área de Educação Infantil.

Entre essas ações, ocorreu à implantação de espaços lúdicos. Segundo as articuladoras municipais do SPPI, Drieli Aline Teixeira Rosalino e Joselaine Marineli Barbalho, quando a ação foi criada, no ano de 2015, a principal motivação partiu da compreensão de que o brincar é fundamental para o desenvolvimento das crianças e um direito garantido que deveria ser ofertado em todos os espaços públicos.

Os espaços lúdicos foram implantados em todas as Unidades de Saúde da Família do município, entendendo que a oferta de um espaço lúdico nestes locais amenizam a ansiedade causada pela visita ao médico e pelas intervenções ali realizadas. Ainda em 2015, criou-se o espaço no CRAS [Centro de Referência de Assistência Social], visando proporcionar um ambiente mais acolhedor para as crianças, a vivência do lúdico e incentivar os pais a brincarem com seus filhos fortalecendo os vínculos familiares entre eles. Através desses mesmos objetivos foi criado o espaço lúdico no CREAS [Centro de Referência Especializado de Assistência Social] em 2016. Em 2017, a implantação do espaço se deu na Santa Casa de Misericórdia de Descalvado, visando colaborar na recuperação e na humanização do atendimento. A prática foi pensada priorizando a intersetorialidade, por isso, os espaços foram criados em unidades de atendimento em Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, ressaltando que a implantação não foi realizada nos equipamentos de Educação por entender que nesses locais já existiam esses espaços.

Para a criação dos espaços lúdicos contou-se com os recursos financeiros disponibilizados pela Fundação Maria Cecília Souto Vidigal, e com a doação de materiais dos setores da Secretaria de Educação. Para implementação e manutenção dos espaços foi realizada uma Campanha de Doação de brinquedos usados em uma escola particular da cidade, em 2016, e contou-se com doações de brinquedos do Rotary e da população descalvadense.

As articuladoras entendem que se faz necessário, então, retomar o cuidado com os espaços lúdicos criados através de novas formações e ações que sensibilizem os profissionais e a população em geral sobre a importância do brincar e a relevância desses lugares para o desenvolvimento saudável de nossas crianças.


Legenda da foto 1: O Secretário de Saúde Wander Bonelli e a Primeira-dama Maria do Carmo Marcatto Reschini efetuaram a entrega dos certificados às articuladoras municipais do SPPI, Drieli Aline Teixeira Rosalino e Joselaine Marineli Barbalho.

Logo do Facebook Deixe seu comentário