Prefeitura assume a entrega de novos insumos para a saúde

Prefeitura assume a entrega de novos insumos para a saúde

Webmaster 02/03/2019 - 09:07
Desde outubro de 2018, o município de Descalvado assumiu o serviço de entrega de insumos para cuidados com estomas intestinais e urinários. O material é composto por bolsas de colostomia, jejunostomia e urostomia, além de lenços, pastas e um pó protetor de pele.

O serviço era oferecido pelo município de São Carlos, porém, após uma reunião ocorrida na DRS de Araraquara, o órgão comunicou que não forneceria mais os insumos para as cidades vizinhas. Desde então - e por determinação do Prefeito Becão -, a Secretaria de Saúde não mediu esforços para atender esses pacientes, com total comodidade e qualidade.

De acordo com a enfermeira Michelli Fabiana Longo, coordenadora do Centro de Saúde, com o apoio de uma enfermeira especialista em estomas, foram realizadas avaliações de todos os pacientes do município, de modo a detectar a necessidade de cada um, bem como dos materiais necessários para os seus cuidados. Todo o material já está disponível Centro de Saúde.

Atualmente, 24 usuários são beneficiados com 221 bolsas, com um custo mensal de R$ 7.800,00. São avaliadas as características do estoma e qual o melhor material para gerar segurança e conforto ao paciente, uma vez que esses pacientes, em sua grande maioria, são acometidos por algum tipo de câncer ou que passaram por algum procedimento cirúrgico, seja por obstruções ou traumas, como ocorreu com o Presidente Jair Bolsonaro durante a campanha eleitoral do ano passado.

O estoma e o uso da bolsa pode ser temporário ou definitivo. Além disso, pacientes submetidos a tal procedimento têm sua perspectiva de vida alterada, principalmente pela imagem corporal negativa, devido à presença do estoma associado à bolsa coletora. Além das mudanças nos padrões de eliminação, dos hábitos alimentares e de higiene, os pacientes precisam adaptar-se ao uso do equipamento, resultando em autoestima diminuída, sexualidade comprometida e, muitas vezes, em isolamento social. Por essa razão, a Secretaria de Saúde promove esse atendimento mensal, buscando orientar com os cuidado adequados e amenizar possíveis danos sejam clínicos ou psicológicos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário