Prefeitura prossegue com as melhorias no Sistema de Tratamento de Água

Prefeitura prossegue com as melhorias no Sistema de Tratamento de Água

Webmaster 22/02/2019 - 22:51
A Prefeitura de Descalvado, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, e Recursos Hídricos [SEMARH] realizou entre os dias 11 e 15 de fevereiro, a reforma do ‘Filtro 4’ da Estação de Tratamento de Agua [ETA] do município. O serviço consistiu na substituição dos seixos [areias com granulometrias específicas], com um custo aproximado de R$ 10 mil.

De acordo com a SEMARH, este é o primeiro filtro reformado neste ano, e o quarto da gestão 2017-2020, complementando a meta da manutenção do sistema de tratamento de água. Segundo o Secretário Valdecir Marcolino, a SEMARH conta agora com 5 filtros reformados dos 6 existentes e em funcionamento na ETA. A finalidade da manutenção “é proporcionar ao sistema de tratamento um funcionamento correto para garantir sua eficiência e garantir a qualidade da água fornecida à população”, informou Marcolino.

Atualmente, a ETA opera com uma vazão média de 108 l/s, funcionando em média 18 horas por dia, sendo que nas 6 horas restantes opera com 40 l/s, diariamente. A capacidade nominal da ETA é de 120 l/s, com 6 filtros em funcionamento. Os filtros são compostos por quatro camadas de pedregulhos com tamanhos entre 50,8 mm e 6,35 mm e finalizando com areia com granulometria de 2,00 à 0,59mm. Esse material deve ser trocado a cada dois anos para manter a taxa de filtração ideal, evitando transtornos e garantindo a qualidade da água. A lavagem dos filtros é feita diariamente e a água utilizada para a lavagem é reservada para decantação e reciclada, retornando ao sistema em média de 75% no total.

“Queremos garantir que os 65% da população - que são abastecidas pelas represas Rosária e Calmon -, recebam água de qualidade, com controle rigoroso no acompanhamento do atendimento, e segundo os padrões de potabilidade estabelecidos pelo Ministério da Saúde”, destacou o Prefeito Becão durante vistoria na ETA.

Logo do Facebook Deixe seu comentário