Prefeitura e Sicoob Crediguaçu firmam parceria para revitalização do Jardim Velho

Prefeitura e Sicoob Crediguaçu firmam parceria para revitalização do Jardim Velho

Webmaster 22/02/2019 - 21:44
Cooperativa financeira de Descalvado será responsável pela revitalização e manutenção do espaço público.



Na última terça-feira [19], a Prefeitura de Descalvado e o Sicoob Crediguaçu firmaram um Termo de Cooperação tendo em vista a revitalização e manutenção da Praça Barão do Rio Branco, popularmente conhecido como ‘Jardim Velho’.

O documento prevê uma séria de ações que, paulatinamente, serão executadas pela instituição financeira como podas de árvores e arbustos, instalação e readequação de luminárias, ajardinamento e revitalização de canteiros e, é claro, a limpeza e conservação do espaço. Por meio de um minucioso trabalho de pesquisa, capitaneado pelo Secretário de Obras do município, engenheiro Júnior Traldi, também serão propostas iniciativas para o resgate de aspectos históricos da praça como a preservação do coreto e chafariz e as bases dos bancos de concreto, por exemplo.

O Diretor-Presidente da instituição, Mauro Benedito de Lima, ressaltou que a referida praça é de grande relevância para a população descalvadense e também para a cooperativa, visto que sua sede está localizada defronte ao espaço público. “O Sicoob Crediguaçu, ao longo dos seus quase 27 anos de atividades, sempre esteve empenhado em iniciativas de apoio à comunidade. O pedido para adoção do Jardim Velho veio em boa hora e entendemos ser esse um marco em nossa história e também o momento de fazermos ainda mais por Descalvado, cidade-sede de nossa instituição, cumprindo, uma vez mais, um dos princípios do cooperativismo que é o Interesse pela Comunidade”, destacou.

Já o Prefeito Becão destacou a importância da nova parceria para toda a população descalvadense e ressaltou que, assim como já vem ocorrendo por meio de outras parcerias já formalizadas pela Prefeitura com outras empresas e instituições, a adoção de espaços e logradouros públicos é, acima de tudo, um compromisso com a responsabilidade social de cada uma dessas instituições privadas.

“Desde que assumimos, nos preocupamos em buscar parcerias com a iniciativa privada. Já temos outras iniciativas em praças e canteiros. É um trabalho incessante! Por isso, essa é também uma oportunidade para parabenizar a condução dos trabalhos e a grandeza do Sicoob Crediguaçu. O Jardim Velho é uma praça muito importante e difícil de ser mantida somente pelo Poder Público”, disse o prefeito.

O acordo entre Prefeitura e cooperativa financeira foi proposto pelo vereador Paulo Afonso Gabrielli Filho e elaborado pelas assessorias jurídicas da Prefeitura e da cooperativa. A ideia foi ganhando forma e, com o apoio do Prefeito Becão e do vice-prefeito Luiz Carlos Viana, o termo de parceria pode ser formalizado na solenidade da última terça-feira.

O vereador proponente disse que a iniciativa partiu pela necessidade da mobilização da sociedade para cuidar dos bens públicos. “O Jardim Velho tem um significado muito importante para Descalvado e era preciso um ente que se identificasse com esses valores. Por este motivo, procurei o Sicoob Crediguaçu, por sua relação de apoio e envolvimento com a comunidade, para ajudar a Prefeitura e consequentemente a população que anseia em ver a Praça preservada como era antes. Tanto os dirigentes da cooperativa como o prefeito Becão entenderam o propósito da parceria, a qual, nós da Câmara Municipal, desejamos que sirva de exemplo para outras empresas da iniciativa privada”, comentou Gabrielli.

Além do prefeito, do vice-prefeito e dirigentes do Sicoob Crediguaçu, participaram da solenidade o Presidente da Câmara Municipal, Sebastião José Ricci, o autor da indicação Paulinho Gabrielli, os vereadores Débora Cabral, Argeu Reschini, Vick Francisco, César Paiva, Reinaldo Rodrigues da Cruz, Luisinho Panone, Vagner Basto e Daniel Bertini, bem como Secretários Municipais, Diretores e Assessores da Prefeitura e demais gestores da cooperativa de crédito.

HISTÓRIA - A Praça Barão do Rio Branco é, dentro da paisagem urbana de Descalvado, uma das mais formosas, arborizadas e das mais amadas pelos descalvadenses. É uma das mais tradicionais do município, e está localizada na região central de Descalvado. Foi criada pela Lei N.º 47, de 16 de abril de 1903, mas antes disso, o local era conhecido como ‘Largo do Rosário’, pelo fato de haver no local, uma capela mariana dedicada à devoção de Nossa Senhora do Rosário, cujo ano de inauguração é ignorado e onde em seus arredores eram sepultados os ‘Irmãos da Irmandade do Rosário’.

Com o advento da República, em 1889, o velho logradouro descalvadense passou a se chamar Praça da República, nome que perdurou até o ano de 1903, quando a Câmara Municipal mudou a denominação para ‘Praça Barão do Rio Branco’ em homenagem ao famoso diplomata da época, José da Silva Paranhos, que havia recebido o título de Barão do Rio Branco.
Logo do Facebook Deixe seu comentário