Obras da Estação de Tratamento de Esgotos serão retomadas na próxima terça-feira

Obras da Estação de Tratamento de Esgotos serão retomadas na próxima terça-feira

Webmaster 15/02/2019 - 23:43
Uma reunião que aconteceu na última terça-feira [12], na Prefeitura Municipal, confirmou que as obras para conclusão da Estação de Tratamento de Esgotos [ETE] de Descalvado serão retomadas na próxima terça-feira [19]. A reunião contou com a presença do prefeito Becão, do vice-prefeito Luiz Carlos, do Secretário de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Valdecir Marcolino, do diretor de gabinete Rodrigo Alexandre de Oliveira, da equipe de engenheiros da Secretaria de Obras e dos representantes da INFRAARQ Engenharia e Construções, empresa responsável pela primeira fase desta retomada das obras da ETE. O vereador Argeu Reschini também participou da reunião.

Segundo o responsável pelo setor de Engenharia da INFRAARQ, Antônio Claudio Vendrúscolo – que também é o proprietário da empresa -, esta primeira etapa contemplará serviços de limpeza e drenagem das lagoas de decantação, bem como de ancoragem da manta geossintética que será instalada no fundo das lagoas de forma a proteger contra infiltrações e contaminações do solo. Paralelamente, equipes da Secretaria de Obras estarão efetuando a limpeza das áreas externas das lagoas, preparando o local para o início das demais fases da obra que colocará definitivamente a ETE em funcionamento. A responsável pela divisão de arquitetura e urbanismo da INFRAARQ, Vanessa Sugohara, também participou da reunião.

Tão logo essa primeira fase esteja concluída, serão iniciados os serviços que contemplam as instalações elétricas da ETE, bem como as obras que envolvem a área civil e que englobam a conclusão das partes hidráulicas da estação de tratamento.

A conclusão das obras da ETE de Descalvado está sendo possível graças ao empenho da administração do prefeito Becão e do vice Luiz Carlos Viana, que por meio de autorização legislativa, firmou um Contrato de Financiamento para Investimentos na Área de Saneamentos do governo estadual que prevê a liberação de R$ 3,48 milhões, dos quais serão destinados para a finalização da estação de tratamento de esgotos no âmbito do ‘Programa Agua Limpa’. A liberação dos recursos ocorrerá de acordo com o cronograma técnico apresentado para a retomada e a conclusão da obra, e está sendo viabilizado através da Agência de Desenvolvimento Paulista [Desenvolve SP].

Vale ressaltar que Descalvado foi a primeira cidade do estado de SP a assinar um contrato junto ao Desenvolve SP, contemplando investimentos dentro do programa estadual que visa implantar sistemas de tratamento de esgotos, preferencialmente por lagoas de estabilização, em municípios com até 50 mil habitantes não atendidos pela Sabesp, e que despejam seus efluentes "in natura" nos córregos e rios locais.

Com a conclusão da ETE - e o início das suas atividades -, Descalvado terá 100% do seu esgoto tratado, inserindo o município no seleto grupo de cidades brasileiras que tratam integralmente os seus dejetos.
Logo do Facebook Deixe seu comentário