Prefeitura e Conselho Municipal do Idoso convidam para a II Conferência Municipal do Idoso

Prefeitura e Conselho Municipal do Idoso convidam para a II Conferência Municipal do Idoso

Webmaster 08/02/2019 - 11:08
Haverá transporte gratuito para os interessados em participar do encontro que propõe a construção de políticas públicas para assegurar os direitos da população idosa.


A Prefeitura Municipal de Descalvado e o Conselho Municipal do Idoso convidam a população para participar da II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, que será realizada no próximo dia 20 de fevereiro, a partir das 8h00, no Centro de Convivência do Idoso “Pina Sapienza”, localizado no Bairro Santa Cruz.

Este ano a conferência discutirá temas como Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas, Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa e o papel dos Conselhos na geração e implementação de ações que visam a garantia dos Direitos das Pessoas Idosas.

A participação da população em geral no evento – e não só a de idosos -, é de grande importância para o sucesso do evento. Segundo a equipe do Conselho Municipal do Idoso, o encontro será palco de discussões do momento atual em que vivemos, que sociedade é essa que se apresenta frente ao envelhecimento da população, e qual o papel do poder público frente as necessidades que se apresentam. A proposta da conferencia é de debater também como podemos coletivamente, e vislumbrar a construção de serviços que atendam as necessidades dos idosos.

Durante a conferência, serão propostos quatro eixos de discussão:

1] Direitos Fundamentais na Construção/Efetivação das Políticas Públicas. Subeixos: Saúde, Assistência Social, Previdência, Moradia, Transporte, Cultura, Esporte e Lazer.

2]Educação: assegurando direitos e emancipação humana.

3] Enfrentamento da Violação dos Direitos Humanos da Pessoa Idosa.
4] Os Conselhos de Direitos: seu papel na efetivação do controle social na geração e implementação das políticas públicas.

TRANSPORTE GRATUITO - Haverá transporte gratuito para os interessados em participar da II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso, realizado pela empresa Realidade. Os pontos e horários sãos os seguintes:

Horários: 06:15h Local : USF José Ignácio Alonso [Bosque do Tamanduá]
06:30h USF Norma Moreira Colucci [ Jd. Colonial ]
06:45h USF Raphael Chiaretto [ Jd. Albertina]
07:00h Igreja Matriz São Sebastião
07:15h USF Morada do Sol
07:30h Em frente a Prefeitura Municipal
07:45h Chegada no CCI [Centro de Convivência do Idoso] Bairro Santa Cruz

PALESTRA COM ESPECIALISTA EM ENVELHECIMENTO – A programação da II Conferência Municipal dos Direitos do Idoso incluirá uma palestra magna com o Professor Dr. Wilson José Alves Pedro, da Universidade Federal de São Carlos. Além de Professor Associado da UFSCar, Dr. Wilson é docente do Departamento de Gerontologia [Curso de Graduação em Gerontologia na área de Gestão, desde 2009], do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Sociedade [desde 2007], do Programa de Pós-Graduação Mestrado Profissional em Gestão de Organizações e Sistemas Públicos [desde 2012] e do Programa de Pós-Graduação em Gerontologia [desde 2016].

O especialista também possui pós-doutorado no Instituto do Envelhecimento do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, onde investigou estratégias de promoção do envelhecimento ativo através do trabalho, e mais recentemente realizou capacitação sobre “Indicadores de Monitoramento do Envelhecimento Ativo”.

SERVIÇO:
II CONFERENCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DO IDOSO
DATA: 20/02/2019
HORÁRIO: Das 08h00 às 13h00
LOCAL: Centro de Convivência do Idoso - CCI “Pina Sapienza”
ENDEREÇO: Rua Talé Fabrício, n.º 21, Bairro Santa Cruz

Logo do Facebook Deixe seu comentário