CRATS e Controle de Vetores passam a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira

CRATS e Controle de Vetores passam a atender em novo endereço a partir desta segunda-feira, dia 7

Webmaster 04/01/2019 - 22:14
O Centro de Regulação, Auditoria e Transporte Sanitário [CRATS] e o Serviço de Controle de Vetores – vinculados à Secretaria de Saúde da Prefeitura de Descalvado – estarão atendendo em novo endereço a partir da próxima segunda-feira, dia 7 de janeiro. O novo local de atendimento é o antigo prédio do CEME [próximo do Centro de Saúde Dr. Vital Brasil], localizado na Rua José Rodrigues Penteado, 185, no centro.

O CRATS realiza o cadastramento e agendamento diário dos pacientes e acompanhantes que necessitam do Transporte Sanitário para atendimento de procedimentos de média e alta complexidade em diversas cidades do estado de São Paulo. Descalvado tem como referência para atendimentos de seus pacientes 19 cidades, a saber: Américo Brasiliense, Araraquara, Barretos, Bauru, Botucatu, Campinas, Ilha Solteira, Jaú, Matão, Piracicaba, Pirassununga, Porto Ferreira, Ribeirão Preto, Rio Claro, São Carlos, São Paulo, Santa Rita do Passa Quatro, Sorocaba e Sumaré, das quais sete delas recebem pacientes de Descalvado diariamente: Araraquara, Américo Brasiliense, Barretos, Campinas, Jaú, Ribeirão Preto e São Paulo.

Já o Serviço de Controle de Vetores em Saúde Pública engloba uma série de metodologias para limitar ou eliminar insetos ou outros artrópodes que transmitem patógenos causadores de doenças. O controle vetorial pode ser dividido principalmente em controle biológico, mecânico ou ambiental e químico.

Dentre as principais atuações do serviço está a orientação a população para preservação da higiene ambiental,, bem como o controle larvicida, especialmente do mosquito Aedes Aegypti, principal transmissor da dengue, zika e chikungunya. Utilizando-se de métodos que eliminam ou reduzem as áreas onde os vetores se desenvolvem – como a remoção da água estagnada, a destruição de pneus velhos e latas que servem como criadouros de mosquito – o serviço também promove, periodicamente e com auxílio de um grupo de especialistas nas áreas de entomologia, controle vetorial e gestores, reuniões para avaliação de resultados dos estudos realizados e recomendar ações para o controle vetorial.

Ambos os serviços funcionavam no prédio localizado na Rua José Bonifácio, 758 [próximo da Rodoviária], imóvel este que deixará de ser alugado pela Prefeitura, gerando também uma nova economia para os cofres públicos.

O telefone do CRATS é o [19] 3583-4408, e do Controle de Vetores é o [19] 3593-1576.

Logo do Facebook Deixe seu comentário