Aluno de 9 anos de Mococa recebe menção honrosa da ONU por desenho sobre direitos humanos

Aluno de 9 anos de Mococa recebe menção honrosa da ONU por desenho sobre direitos humanos

Webmaster 27/12/2018 - 09:48
Trabalho de Antonio Vieira Marques Tavares inspirado nos refugiados está entre os 70 selecionados em concurso.




O talento do pequeno Antonio Vieira Marques Tavares, o Tonico, de 9 anos, de Mococa [SP], foi reconhecido mundialmente por meio de uma menção honrosa da Organização das Nações Unidas [ONU] para um desenho que ele fez com o tema direitos humanos.

O desenho de Tonico foi um dos 70 selecionados entre mais de 17 mil trabalhos de 71 países, que participaram do concurso em comemoração aos 70 anos da Declaração dos Direitos Humanos, realizado pela ONU.

Tonico é aluno do 4º ano da Escola Estadual Professora Nancy de Rezende Zamarian e participou do concurso por incentivo da professora de Artes da escola.

“Eu vi o concurso na internet e passei para os alunos, mas só o Antonio me trouxe os desenhos no outro dia”, contou a professora Denise Viana Leite Pedrosa.

Ele enviou dois desenhos: um sobre inclusão e um sobre refugiados, este último ficou entre os finalistas do tema “Como eu posso defender ou promover os direitos humanos”.

“Ele queria escrever as palavras paz e liberdade e eu o ajudei a procurar as palavras em inglês. Antonio é uma criança muito sensível e talentosa e sempre está interessado em participar de tudo o que aparece”, disse Denise.
O menino diz que se inspirou no sofrimento dos refugiados para fazer o desenho de uma mão em meio a uma cerca de arame farpado.

“Ele disse que a mão representa o sofrimento e o sol amarelo representa a esperança”, contou a mãe de Tonico, Juliani Marcilli Vieira.

Com pouca experiência sobre o assunto Tonico tirou as informações das reportagens que vê na TV e na história da sua família, já que o seu tataravô veio da Itália para o Brasil para fugir da 2ª Guerra.

A mãe contou que Tonico sempre gostou de desenhar e já ganhou um concurso de cartões de Natal da escola.

O desenho ficará exposto na sede das Nações Unidas em Genebra, na Suíça e depois fará parte do acervo do Museu de Arte Infantil da Rainha Sofia, da Fundação Gabarrón, em Valladolid, na Espanha.

O concurso
O concurso “Crianças pelos direitos humanos” foi promovido pelo Serviço de Informação das Nações Unidas [UNIS] em Genebra, na Suíça, e o Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos [ACNUDH] com o objetivo de mobilizar crianças e pré-adolescentes a refletir sobre a importância dos direitos humanos.



Fonte: G1

Logo do Facebook Deixe seu comentário