Empresários do setor avícola buscam apoio da Prefeitura para crescimento da empresa

Empresários do setor avícola buscam apoio da Prefeitura para crescimento da empresa

Webmaster 14/12/2018 - 12:03
Com apoio do vereador Argeu Reschini, empresa busca desburocratizar licenciamento para ganhar mercado.


O Prefeito Becão recebeu em seu gabinete nesta quarta-feira [12], os empresários Cristiano Rafael e Leonardo Ribeiro, da empresa ‘Grangema Ovos Premium’, que foram até a Prefeitura Municipal acompanhados pelo vereador Argeu Reschini.

Atuando há aproximadamente um ano e meio em Descalvado, a Grangema atua na produção e comercialização de ovos, sendo que atualmente a empresa conta com 14 funcionários.

Contando com o apoio do vereador Argeu, os sócios-diretores da Grangema solicitaram ao Prefeito Becão sobre a viabilidade da Prefeitura de Descalvado firmar convênio com o Ministério da Agricultura, de forma que o Serviço Municipal de Inspeção [SIM] torne-se equivalente ao Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal [SISBI-POA], desburocratizando assim para os produtores de Descalvado todo o processo de inspeção e autorização para a comercialização de produtos de origem animal.

Segundo os empresários, com a equiparação do serviço de inspeção municipal ao sistema nacional, a cadeia produtiva poderá se tornar mais competitiva, alavancando o agronegócio e gerando mais emprego e renda para o município. A estimativa, segundo os representantes da Grangema, é de que se a Prefeitura Municipal firmar o novo convênio, a empresa poderia associar-se a outros produtores menores de forma a criar um novo entreposto para a comercialização de ovos, com expectativa de geração de 50 novos empregos em um curto espaço de tempo.

Atento ao pedido e às explicações dos empresários, Becão se comprometeu a se reunir com a os setores envolvidos no SIM, bem como de levantar todas as exigências do Ministério da Agricultura para que os municípios possam aderir ao SISBI-POA.

SOBRE O SISBI - O Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal [SISBI-POA], que faz parte do Sistema Unificado de Atenção a Sanidade Agropecuária [SUASA], padroniza e harmoniza os procedimentos de inspeção de produtos de origem animal para garantir a inocuidade e segurança alimentar.

Os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem solicitar a equivalência dos seus Serviços de Inspeção com o Serviço Coordenador do SISBI. Para obtê-la, é necessário comprovar que têm condições de avaliar a qualidade e a inocuidade dos produtos de origem animal com a mesma eficiência do Ministério da Agricultura.

Os requisitos e demais procedimentos necessários para a adesão ao SISBI-POA foram definidos pelo Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal [DIPOA] do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento [MAPA].

Também foram instituídos gestores estaduais para atuarem como técnicos de referência junto às Superintendências Federais de Agricultura [SFA], responsáveis pela divulgação e orientação aos serviços de inspeção interessados na adesão ao sistema.

Logo do Facebook Deixe seu comentário