Sinal analógico de TV será desligado no próximo dia 28 de novembro

Sinal analógico de TV será desligado no próximo dia 28 de novembro

Webmaster 07/11/2018 - 22:14
Globo, SBT e Rede Vida já transmitem a programação através do sinal digital; Record, Band e Cultura devem instalar novos equipamentos somente no início do próximo ano.


No próximo dia 28 novembro, o sinal analógico de televisão será desligado em 35 cidades da região central, incluindo Descalvado. A programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital, com imagem e som de cinema. Para continuar assistindo à programação, todas as residências precisam ter uma antena digital e um aparelho de televisão preparado para receber o sinal digital.

O processo de migração, iniciado no país em abril de 2015, permitirá que o público assista aos canais abertos com melhor qualidade de imagem e som, através um sinal livre de chiados, chuviscos e fantasmas.

O sinal digital também permite que emissoras de televisão ofereçam conteúdos adicionais através do próprio aparelho, como galerias de imagens, ofertas de produtos, previsão do tempo e notícias. Outro benefício do desligamento do sinal analógico envolve a liberação da faixa de 700Mhz, que permitirá a expansão do sinal de internet 4G.

Atualmente, as emissoras EPTV Central [afiliada da Rede Globo], SBT e Rede Vida já transmitem seus sinais em Descalvado por meio de equipamentos digitais. O setor de comunicação da Prefeitura de Descalvado entrou em contato nesta semana com as emissoras Record, Clube [afiliada da TV Bandeirantes] e Cultura, do qual informaram que a programação transmitida por meio do sinal digital só deverá ser implantada no início do próximo ano, em razão da logística na entrega de equipamentos e dos agendamentos de serviços dos setores técnicos de cada uma das emissoras consultadas. Até lá, segundo elas, os sinais poderão ser captados em algumas regiões de Descalvado por meio da torre de Santa Rita do Passa Quatro, ou através de receptores via satélite.

Vale ressaltar que o serviço de retransmissão de sinais dos canais de TV aberta é de responsabilidade exclusiva de cada emissora, cabendo a Prefeitura apenas oferecer os recursos necessários [como um local físico, por exemplo] para a instalação dos equipamentos.

Logo do Facebook Deixe seu comentário