Luiz Carlos vai à SP para encontro com mais duas delegações chinesas

Luiz Carlos vai à SP para encontro com mais duas delegações chinesas

Webmaster 26/10/2018 - 21:59
Parceria entre a Prefeitura Municipal e a Associação de Intercâmbio Econômico e Cultural Brasil-China tem estreitado relações entre o município e cidades da República Popular da China.



O vice-prefeito Luiz Carlos Vianna esteve na última sexta-feira [19] em São Paulo, para encontros com mais duas delegações chinesas, no intuito de estreitar as relações econômicas e culturais entre o município de Descalvado e cidades localizadas na República Popular da China, a segunda maior economia mundial.

Luiz Carlos foi a SP acompanhado de uma comitiva formada pelo Secretário de Administração, Diego da Global, pela Diretora da Secretaria de Agricultura, Maria Cristina Casteglione Roque, pelo Engenheiro Agrônomo da Prefeitura, Fábio Generoso, pelos Assessores de Comunicação Mário Zambelli, e de Gabinete, Gerson de Oliveira, e também pela vereadora Débora Cabral, que representou o Poder Legislativo de Descalvado.

Na agenda do dia, dois encontros com representantes de cidades chinesas de duas regiões distintas do país asiático: na primeira apresentação – realizada na sede da ‘Latin China Economic Cooperation Center’, localizado na Avenida Paulista –, a comitiva descalvadense apresentou à delegação da cidade de Lishui [cidade-prefeitura localizada na parte sudoeste da Província de Zhejiang, cuja população é de cerca de 2,5 milhões de habitantes] os potenciais do setor agrícola descalvadense, incluindo a abundância de recursos hídricos, a diversidade do solo e as principais culturas produzidas no município.

Impressionada com o que foi apresentado, a chefe da delegação chinesa e vice-diretora do comitê permanente de congressos da cidade de Lishui, Sra. Shen Genhua, disse que ‘guardadas as devidas proporções, Descalvado apresenta inúmeras particularidades que os remetem à cidade de Lishui, tanto em questões de clima quanto nas potencialidades do setor agrícola’. Ao final do encontro, a comitiva descalvadense foi convidada para uma visita oficial à cidade chinesa, bem como para a assinatura de um protocolo de intenções do qual poderá originar a oficialização de um documento declarando ‘Cidades-Irmãs’ os municípios de Descalvado e de Lishui, estreitando definitivamente os laços econômicos, sociais e culturais entre as duas cidades.

Ainda em sinal de gratidão pela atenção recebida, Shen Genhua presenteou Luiz Carlos com uma lembrança enviada especialmente pelo Presidente Xi Jinping às autoridades brasileiras que aceitaram receber a visita oficial da delegação da cidade de Lishui. Vale ressaltar que o presente oferecido ao vice-prefeito é o mesmo que Presidente da China oferece aos principais líderes mundiais, quando de suas visitas ao ‘Dragão Asiático’.

POTENCIAL DO SETOR SUCROALCOOLEIRO – À tarde, os representantes de Descalvado se reuniram com mais 12 membros de uma delegação originária de Guangxi, região autônoma de Zhuang, cuja área possui uma superfície de 237.000 quilômetros quadrados e uma população de 46 milhões de pessoas.

Na pauta deste segundo encontro [realizado no Centro de Convenções do HB Hotels Ninety Jardins], o tema principal foi os potenciais do setor sucroalcooleiro e os números da produção de açúcar e etanol no município de Descalvado. Até 2016, o Brasil exportava perto de 2,5 milhões de toneladas de açúcar à China, com receitas na casa de US$ 1 bilhão. Em razão da elevação da sobretaxa de importação do produto por parte do governo chinês a partir do ano passado, a exportação de açúcar brasileiro para a China acabou sofrendo uma sensível queda, porém representantes do setor vêm trabalhando junto à Organização Mundial de Comércio [OMC] para que esta barreira seja flexibilizada, de forma a reaquecer as exportações do produto.

A vinda de novas delegações chinesas para o Brasil, interessadas na cadeia produtiva do açúcar e na qualidade dos produtos que aqui são produzidos, podem ser indícios de que a China planeja rever as barreiras impostas, reaquecendo assim a exportação do açúcar brasileiro, oportunidade que pode inserir Descalvado neste importante roteiro econômico.
Logo do Facebook Deixe seu comentário