Descalvado terá noite inédita dedicada à música clássica

Descalvado terá noite inédita dedicada à música clássica

Webmaster 06/09/2018 - 18:09
No próximo domingo [9], a Orquestra Experimental da UFSCar [Universidade Federal de São Carlos] fará uma apresentação no palco principal da Praça da Matriz, em Descalvado. O evento conta com o apoio da Prefeitura Municipal, e faz parte do calendário oficial das festividades de aniversário de 186 anos de Descalvado.

A Orquestra Filarmônica de Descalvado fará a abertura da noite especialmente dedicada à musica clássica, do qual também contará com uma estrutura especialmente montada para acomodar o público, incluindo o da 3ª idade.

As apresentações foram agendadas para acontecerem a partir das 20h00, na Praça da Matriz.

SOBRE A ORQUESTRA EXPERIMENTAL DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS [UFSCAR]
A Orquestra Experimental da Universidade Federal de São Carlos [UFSCar] nasceu em 1991, a partir da prática instrumental dos alunos de musicalização, sob a coordenação da profa. Ilza Joly. Ao longo destes 27 anos de história, o grupo diversificou seu instrumental, repertório e após muito experimentar, junta hoje, sob a regência de Carol Joly e a direção musical de Lucas Joly, 100 músicos da comunidade de São Carlos e região e alunos e professores do curso de Licenciatura em Música da UFSCar, em sua maioria jovens, o que torna a orquestra um grupo animado e irreverente.

O nome Experimental surgiu da mescla de diferentes instrumentos: violinos, violoncelos, flautas transversais, trompetes, trombones, clarinetes, que são encontrados nas orquestras tradicionais; junto com baixo elétrico, bateria, teclado, sanfona, saxofone das bandas populares; somados à flauta doce e xilofone Orff usados na iniciação musical. Esta mistura lhe confere um som singular, também proporcionado pelos arranjos e composições realizados especialmente para o grupo, que valorizam as diferentes sonoridades, ritmos, e melodias de um repertório focado principalmente na música brasileira, mas que perpassa a música erudita e as trilhas sonoras de filmes conhecidos pelo público.

Ao longo destes anos, o trabalho foi reconhecido e elogiado por inúmeros artistas do cenário cultural brasileiro, o que proporcionou shows com: Oswaldinho do Acordeom, Paulo Moura, Ivan Vilela, Mozart Terra, Adalto Soares, Nailor Proveta, entre outros. Em 2014, a Orquestra foi escolhida para representar o Brasil na Conferência Internacional da ISME [International Society for Music Education], em Porto Alegre, tocou no Festival de Inverno de Gramado e em diferentes oportunidades fez campanhas culturais para a Coca-Cola e a EPTV Globo, com concertos em diversas cidades do Brasil.

Um dos principais objetivos da Orquestra é a divulgação da música brasileira em concertos que exploram a diversidade de nossos ritmos e melodias, em apresentações que emocionam e que animam o público de todas as idades.

Logo do Facebook Deixe seu comentário