Secretaria de Agricultura celebra os seis anos da ‘Feira Legal’

Secretaria de Agricultura celebra os seis anos da ‘Feira Legal’

Webmaster 26/07/2018 - 22:52
A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento [SEAPA] comemorou no último mês de junho, os seis anos de atividades da ‘Feira Legal’, onde os agricultores familiares cadastrados contam com um espaço para comercializarem a sua produção diretamente para o consumidor final, com barracas padronizadas, fornecidas pela própria Prefeitura.

Em junho de 2012, o projeto teve início com a disponibilização de 13 barracas para agricultores familiares e associações de agricultores, dos quais em razão da pequena escala de produção, não conseguiam se estabelecer no comércio local. Assim, a ‘Feira Legal’ foi idealizada, tornando-se uma ótima opção para escoar a produção.

Por ser um canal de comercialização direta ao consumidor final, o objetivo dos organizadores da feira é o de divulgar um sistema de produção diferenciado, onde a agricultura familiar proporciona o fornecimento de um alimento mais saudável, com pouca ou nenhuma utilização de defensivos agrícolas. Para garantir a qualidade dos alimentos comercializados, a equipe de técnicos da SEAPA realiza um acompanhamento constante da produção, com visitas nos locais de produção e a oferta de assistência técnica em atendimento às necessidades dos agricultores.

Atualmente, a ‘Feira Legal’ conta com dois dias de feira: aos domingos, das 6h00 às 12h00, e às quartas-feiras, das 15h00 às 19h00. A feira acontece em três locais distintos, sendo que aos domingos ela é realizada na Praça da antiga FEPASA, na Praça do Cemitério e na Praça de São Benedito. Nas quartas, a ‘Feira Legal’ é realizada apenas na Praça de São Benedito.

Desde que foi instituída, a ‘Feira Legal’ é administrada pela equipe da Secretaria de Agricultura, que abraçou o projeto e se dedica incondicionalmente para o sucesso do projeto. Desde que passou a ser realizada na Praça de São Benedito, a feira passou a ser realizado no período da tarde das quartas-feiras, o que atraiu um público diferenciado, como por exemplo, aqueles que saem do expediente no final da tarde. De acordo com a Diretora da SEAPA, Cristina Casteglioni Roque, a ‘Feira Legal’ possui grande aceitação entre a população descalvadense, que mantém uma movimentação constante em todos os pontos onde a feira é realizada, além de sempre elogiarem os feirantes e os produtos oferecidos.

Além dos produtores familiares, a ‘Feira Legal’ conta com a participação de outros agricultores, que apesar de não possuírem barraca, contribuem com o fornecimento de seus produtos para a realização da feira, aumentando a diversidade dos produtos oferecidos.

“É uma satisfação muito grande para nós da Prefeitura prestar esse apoio aos agricultores familiares aqui da nossa cidade, e proporcionar à nossa população a oportunidade de adquirir alimentos de ótima qualidade e extremante saudáveis. A equipe da Secretaria de Agricultura está de parabéns pelo brilhante trabalho que vem desenvolvendo, e esperamos que esses primeiros seis anos da Feira Legal sejam apenas o início de um longo duradouro projeto”, destacou o Prefeito Becão.
Logo do Facebook Deixe seu comentário