Semarh continua investindo na modernização do sistema de abastecimento de água

Semarh continua investindo na modernização do sistema de abastecimento de água

Webmaster 14/07/2018 - 00:03
A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos SEMARH da Prefeitura Municipal continua realizando importantes investimentos na modernização do sistema de abastecimento de água do município de Descalvado. Nesta semana, o prefeito Becão acompanhado do Secretário Valdecir Marcolino, visitou a casa de máquinas instalada na Represa Calmon para vistoriar a instalações de um novo painel de comando, que permitirá uma economia de cerca de cerca de 40% no consumo de energia elétrica.

De acordo com Marcolino, além da implantação de um sistema automatizado na Estação de Tratamento de Água Fehidro I, II e III, por determinação do Prefeito Becão estão sendo realizados novos investimentos para a modernização do sistema de comandos elétrico que integra o sistema instalado em uma das duas represas que fazem captação de água. Os investimentos dessa vez ocorreram na Represa Calmon, localizada na divisa entre os bairros Vila Franco e Morada do Sol.

O Secretário explicou que já foram instalados dois ‘soft starter’, que é um equipamento eletrônico bastante versátil que minimiza significativamente o aumento do nível de corrente elétrica durante a partida direta de motores trifásicos – as chamadas “correntes de pico”. Essa corrente pode ser bem elevada, chegando a ser 8 vezes maior que a corrente nominal do motor, podendo prejudicar equipamentos eletrônicos da instalação que sejam sensíveis a variações de tensão e até mesmo prejudicar as bobinas dos motores. Além de ser um sistema moderno, a instalação dos 2 soft’s starter’s deverão gerar uma economia de cerca de 40% no consumo de energia elétrica.

O prefeito Becão salientou que esta é apenas a primeira fase de várias outras ações que estarão sendo implementadas gradativamente, em todo o sistema de abastecimento de água do município. “A ordem é fazer uma gestão eficiente para a redução de custos”, destacou o prefeito.

De acordo com a equipe da Semarh, o investimento para a instalação dos dois equipamentos ficou em torno de R$ 15 mil, valor este que será rapidamente recuperado em razão da economia na conta de energia elétrica.

Logo do Facebook Deixe seu comentário